
O município de Osório será o terceiro a receber o seminário “A Educação no Desenvolvimento Regional”, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fórum Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS e Fórum Democrático. A atividade ocorre na próxima terça-feira (25), às 14h, no auditório do Instituto Federal – Campus Osório.
O objetivo é debater, nas regiões-sede dos campis do IFRS, a importância da educação para o desenvolvimento regional. O evento já foi realizado, em 19 de junho, em Bento Gonçalves, reunindo em torno de 150 pessoas; e em 14 de julho, em Ibirubá, reunindo aproximadamente 500 pessoas.
A realização do seminário é motivada pelo corte de verbas e o contingenciamento de recursos praticados pelo governo federal, que colocam em risco o funcionamento de todos os campi do Instituto Federal no RS (IFRS). Atualmente, o IFRS conta com 42 campi nas diversas regiões do estado e atende 55 mil alunos. Outra questão a ser discutida é a Portaria nº 28, de 16 de fevereiro de 2017, que determinou ao Ministério da Educação o estabelecimento de limites a cada umas das unidades, tirando o direito legal para que estas tenham o controle, gerenciamento e aplicação dos recursos de acordo com as suas diferentes realidades e necessidades.
Foram convidados representantes das reitorias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do IFRS, prefeitos de Osório e Tramandaí, vereadores e secretários de educação dos municípios da região, do Corede Litoral Norte, da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), senadores, deputados federais e estaduais.