Conforme o projeto de lei 5.227, as agências bancárias de Passo Fundo vão ser obrigadas a manter vigilância armada durante 24 horas por dia, inclusive, nos finais de semana e feriados. Elas têm três meses para se adequar à legislação. O projeto foi publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (04).
A medida serve para todas as agências, públicas, privadas ou cooperativas. As instituições bancárias que não cumprirem estarão sujeitas a advertências, multas e até mesmo suspensão do alvará de localização e de funcionamento.
O objetivo é oferecer segurança aos clientes e gerar emprego. Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de Passo Fundo, Nelson Fazenda, 29 municípios gaúchos já aprovaram uma lei nesse sentido. Mais 27 cidades aguardam a sanção do seu executivo municipal.
Nelson destaca que a proposta vem de desencontro às ações tomadas pelas instituições, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Ambos estão cortando os gastos, reduzindo o número de funcionários e incentivando a aposentadoria.
O Sindicato ainda não fez uma avaliação dos impactos do projeto, mas vai acompanhar como as agências vão se comportar. O diretor Nelson lembra que Passo Fundo já teve vigilantes permanentes em bancos.