• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Aeroporto de Chapecó é Case de audiência pública na capital gaúcha

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
6 de maio de 2015
in Destaque-Lateral
0

IMG_20150504_183851564_HDR (1)O Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso de Chapecó foi Case de Audiência Pública, da Comissão Especial da Aviação Civil Regional, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (04), em Porto Alegre. O convite partiu do Deputado, Frederico Antunes, que preside a Comissão, pelo fato do Aeroporto de Chapecó ser uma referência e atender a demanda reprimida de vários municípios gaúchos, principalmente nas regiões de Erechim e Passo Fundo. O Vice-Prefeito, Luciano Buligon, apresentou informações de gestão e operacionalização do aeródromo, abrindo o debate focado na importância do transporte aéreo para o incremento do turismo e dos negócios. A audiência reuniu representantes de municípios gaúchos interessados em assegurar ou ampliar voos diários para facilitar a mobilidade e gerar novas oportunidades de crescimento econômico.

Buligon explanou sobre o desenvolvimento local a partir de 2005 com a expansão e potencialização do Aeroporto de Chapecó. Citou a mudança no cenário econômico com a diversificação da economia, onde ao lado do setor agroindustrial e da prestação de serviços surgiu o segmento do turismo de eventos e negócios. Hoje Chapecó abriga oito feiras internacionais. “Ao mesmo tempo que a cidade duplicou sua rede hoteleira, melhorou seus índices em diferentes segmentos. Segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM/2014), Chapecó é a número 1 entre os municípios acima de 100 mil habitantes em Santa Catarina. No Brasil, ocupamos o 18º lugar, sustentado por elevados patamares em Emprego & Renda, Educação e Saúde”, complementou.

No Aeroporto de Chapecó operam atualmente três companhias aéreas (GOL, Azul e Avianca), as quais oferecem 51 voos regulares semanais. Os principais destinos são: Florinópolis-SC, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Campinas-SP, Congonhas-SP e Guarulhos-SP. A movimentação de passageiros bate recordes a cada ano. Em 2014, por exemplo, foram 420.434 embarques e desembarques registrados. Já em 2013, o número contabilizado foi 387.547. Só no mês de abril deste ano foram contabilizados 38.232 usuários, e no mesmo período do ano passado foram 35.689 embarques e desembarques.

Além da importância do Aeroporto de Chapecó para os municípios gaúchos e seus reflexos na economia regional, também foi assunto da Audiência, as particularidades do Aeroporto de Santa Maria, com a participação do prefeito, Cezar Schirmer, e a realidade do Aeroporto de Caxias do Sul, explanada pelo Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho.

Crescimento da Aviação Regional

O Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Miki Breier, afirmou que investir na aviação regional significa gerar emprego e renda. “O efeito multiplicador é muito grande. Um aeroporto gera uma cadeia de investimentos em torno dele, que beneficia toda a população”, frisou.

O Vice-Presidente da empresa Avianca, Tarcísio Gargioni, revelou que o Brasil é o terceiro maior mercado de voos domésticos do mundo. Em 2014 foram 100 milhões de viagens contra 25 milhões em 2005. “Infelizmente a infraestrutura aeroportuária não acompanhou esse aumento. Hoje o transporte aéreo não é mais um transporte de elite, mas de massa”, apontou. Ainda segundo Gargioni, o momento é da aviação regional, em função da política de estímulo adotada pelo governo federal.

No final da reunião, o deputado Frederico Antunes anunciou que o debate sobre o tema continuará em audiências que serão realizadas no interior do Rio Grande do Sul a partir da próxima semana. Ao final dos encontros um documento será construído e entregue ao Ministro Chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha. Segundo Buligon foi assegurado na Audiência Pública que o reconhecimento dos municípios gaúchos à importância do Aeroporto de Chapecó será explicitado no documento. “O sentimento dos gaúchos reforça a relevância na destinação de recursos da União para melhorar a infraestrutura aeroportuária na Capital do Oeste Catarinense”.

Previous Post

Caminhada mobiliza moradores em Três Passos

Next Post

Petrobras cai mais de 300 posições em ranking de maiores empresas do mundo

Next Post

Petrobras cai mais de 300 posições em ranking de maiores empresas do mundo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« abr    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Contato
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.