
O 29º Fórum da Liberdade teve abertura oficial e entrega dos prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa na noite de segunda-feira (11), no Centro de Eventos da PUCRS. A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), participou da cerimônia ao lado do governador José Ivo Sartori, do presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Ricardo Heller, e de demais lideranças estaduais, nacionais e internacionais. O Fórum, promovido pela IEE, é reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina. Com o tema “Quem Move o Mundo?”, esteve em pauta no evento a crise econômica e política no cenário nacional.
Ricardo Heller, ao abrir os discursos, salientou que, enquanto ocorre o debate político, milhares de empresas estão fechando as portas e pessoas ficando sem emprego. “O setor produtivo está sufocado com a tributação e regulação. Quem move o mundo são os indivíduos produtivos, que criam e arriscam”, disse Heller.
O agraciado com o prêmio Liberdade de Imprensa, Diego Casagrande, jornalista gaúcho, recebeu o reconhecimento por ter se dedicado ao desenvolvimento do pensamento crítico, à defesa e à valorização da liberdade de imprensa. Em sua manifestação, cheia de referências a figuras do ideário liberal-conservador, Casagrande defendeu a liberdade de expressão, atacou a linha ideológica das universidades brasileiras, onde predomina o preconceito ideológico.
O diretor-presidente das Lojas Renner, José Galló, foi agraciado com o prêmio Libertas, reconhecimento dado para empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios da economia de mercado e pelo respeito ao estado de direito democrático. Em seu discurso, o empresário disse que este é um momento decisivo na história do país. “Todos os brasileiros de bem são agentes de mudança. Esses brasileiros de bem também estão na política. Já é hora de unirmos as forças. Precisamos ser protagonistas! Quem move o mundo é cada um de nós”, encerrou Galló.
O governador José Ivo Sartori disse que não podemos mais estar divididos e que o Estado precisa da sociedade para enfrentar as dificuldades. “Diante de todos os problemas queremos defender nossos interesses. O Rio Grande é maior que nossas diferenças. Precisamos estar juntos”, falou. O governador salientou também que a mesmice é contra a mudança e que as palavras têm que corresponder às ações. “Só assim o governo vai recuperar a confiança”, explicou.
A presidente do Parlamento gaúcho, Silvana Covatti, única representação feminina a integrar a mesa de abertura do evento, faz referência à importância do Fórum da Liberdade para o desenvolvimento da sociedade e a formação de cidadãos mais atuantes. “O Fórum vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, para o fortalecimento das instituições democráticas, buscando assim melhorar a vida dos brasileiros”, afirmou Silvana.
O evento tem por objetivo analisar questões sociais, políticas e econômicas através do amplo debate de opiniões bem como da proposição de caminhos alternativos em direção a uma sociedade mais livre e próspera. Assim, forjado na crença de uma nação plural e livre, o Fórum da Liberdade é uma iniciativa que fomenta a cultura e a educação em nosso país.