A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), assumiu no final da tarde desta quinta-feira, 12, o Governo do Estado. A solenidade ocorreu no Palácio Piratini. A partir desta quinta-feira o governador em exercício, José Paulo Cairoli, estará em viagem, após a transmissão do cargo à Silvana Covatti. O vice-presidente da AL, Adilson Troca (PSDB) assume a presidência do Parlamento até o fim da tarde de segunda-feira (16). Conforme o Artigo 80 da Constituição Estadual, o presidente do Legislativo ocupa a chefia do Executivo em casos de impedimento simultâneos do governador e vice-governador. Silvana, agora no cargo de Governadora em exercício, agradeceu a confiança dada pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) e o vice-governador, José Paulo Cairoli. Dezenas de lideranças, muitas da região de Frederico Westphalen estavam presentes na solenidade.
“Estamos repetindo hoje uma tradição de compartilhar o cargo com o Legislativo. Esta iniciativa é uma forma de reforçar as relações com os Poderes, uma parceria de grande importância para o funcionamento do Estado, ressaltou Cairoli. Na ocasião, Silvana agradeceu ao governador José Ivo Sartori e ao vice-governador José Paulo Cairoli pela oportunidade. “É com muita honra que assumo o Executivo. Durante estes quatro dias, não fugirei das obrigações que o cargo exige e cuidarei com responsabilidade do povo gaúcho”, destacou. De acordo com o Artigo 80 da Constituição Estadual, o presidente do Legislativo ocupa a chefia do Executivo em casos de impedimento simultâneos do governador e vice. O vice Adilson Troca assume a presidência do Parlamento no período.
Também participaram da cerimônia secretários de Estado, o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, e autoridades locais.
Governadora em exercício
Natural de Frederico Westphalen, Silvana Covatti concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006. Ao longo de 2015, ocupou o cargo de primeira-secretária da Mesa Diretora. Ela foi a primeira mulher a comandar o Legislativo desde a instituição do Palácio Farroupilha, há 180 anos.
Foto: Karine Viana