Publicado em: 08/12/2017

Vitória coletiva: assinado termo para ampliação do aeroporto de Passo Fundo


Alex Borgmann

A obra de reforma e ampliação do aeroporto fica cada vez mais próxima de acontecer. Nessa quinta-feira (7), no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso para Obras de Ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Esse novo passo é considerado uma vitória coletiva, de todos que uniram forças em Passo Fundo e região para que a obra aconteça. “Esta é uma tarde histórica para Passo Fundo. A comunidade há muitos anos espera a obra que começa a nascer hoje”, afirmou o prefeito de Luciano Azevedo. Ele observou que a ampliação do aeroporto irá consolidar Passo Fundo como polo de desenvolvimento. “Trabalhamos coletivamente, todos somaram esforços para chegarmos a esse dia. Com essa obra, vamos transformar economicamente a metade Norte do Estado”, enfatizou Luciano.

O ministro Osmar Terra ressaltou que a ampliação do aeroporto é peça decisiva para o desenvolvimento do Estado. “A região Norte é estratégica e precisa de uma boa infraestrutura aeroportuária para crescer mais rapidamente”, disse. O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, lembrou o trabalho feito dentro do Programa Nacional de Aviação Civil e os investimentos do governo federal na área de infraestrutura. “Aeroporto é um equipamento indutor do desenvolvimento. Em Passo Fundo, cerca de 2 milhões de pessoas da região e arredores serão beneficiadas”, salientou. Para o governador José Ivo Sartori, a ampliação do aeroporto é mais um investimento importante para incentivar a aviação regional. “Fiquem certos de que a partir da agora estamos determinados a publicar o edital da licitação até o início de 2018. Essa obra vai consolidar um maior número de linhas aéreas e garantir mais competitividade na atração de novos investimentos, melhorias na saúde, na educação, no turismo”, afirmou Sartori. Com a assinatura do Termo de Compromisso, o governo federal transfere a responsabilidade para que os recursos possam ser manejados pelo governo estadual, através da Secretaria dos Transportes, como conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. “Agora é possível fazer o processo licitatório para contratar a empresa responsável pelas obras de ampliação”, explicou ele, que ainda destaca a mobilização em torno da obra: “desde o início do primeiro governo do prefeito Luciano temos a pauta do aeroporto como prioritária. É uma política que nos dá uma ferramenta importantíssima para alavancar e continuar o desenvolvimento de Passo Fundo e região”, finalizou.

O projeto

A reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano. O salto de qualidade traz a possibilidade de mais companhias demonstrarem interesse pelo aeroporto. A nova Seção contra Incêndio também aumenta o nível de segurança e faz com que grandes companhias tenham condições de trabalhar aqui, ligando Passo Fundo a novos lugares. Também participaram do ato os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social, o deputado estadual Juliano Roso, representando a Assembleia Legislativa, além de secretários estaduais, deputados estaduais e federais, lideranças empresariais e políticas de Passo Fundo.