Publicado em: 13/12/2019

URI de Frederico Westphalen lança projeto Anagro na 1ª Feira em Campo

JORNAL AU

Na quinta-feira,12, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW) lançou dentro da programação da 1ª Feira em Campo – agronegócio em foco, a marca Anagro, de laboratórios agroindustriais. O projeto inovador visa realizar prestações de serviços à comunidade, dispondo de cinco laboratórios, no intuito de auxiliar na qualificação do produtor e do seu produto, gerando desenvolvimento regional.

Segundo a diretora-geral da instituição de ensino, Silvia Regina Canan, o lançamento do Laticínio da Cotrifred e também a realização da feira vieram muito ao encontro desse grande projeto que a URI/FW está desenvolvendo. “O Anagro é um trabalho que fará prestação de serviços para a comunidade, atendendo a todos os tipos de análises para o ramo leiteiro, inclusive, fazendo esse trabalho para o Laticínio da Cotrifred, já que a análise do leite é o produto final dessa cadeia, que passa pelas águas e efluentes, pelos solos, animais e alimentos”, explica.

As análises

Águas e efluentes: as análises indicam a potabilidade e qualidade das águas para consumo humano e pelas indústrias de alimentos. O laboratório também realiza análises padrões de lançamento de efluentes.

Leite: o laboratório atende laticínios (controle de qualidade interna e INs 76 e 77- Mapa), empresas que atuam no manejo e sanidade do rebanho leiteiro e também produtores que buscam produzir leite com qualidade em sua propriedade.

Solos: o laboratório de solos atende a toda a região Sul do país, com serviços de análises de solos, tecido vegetal e resíduos orgânicos. Conta com moderna infraestrutura, possibilitando atender as demandas da agricultura de precisão.

Alimentos: analisa a qualidade dos alimentos, as condições higiênico-sanitárias e a eficiência dos métodos de preservação utilizados no processo de fabricação. Para a nutrição animal, realiza análises bromatológicas, importante ferramenta para o balanceamento correto da dieta dos animais.

Animal: o laboratório de análises clínicas animal realiza diagnósticos na área veterinária, dentre eles a identificação de patógenos causadores de mastite e antibiograma, com qualidade no atendimento e na execução das técnicas laboratoriais. (AU)