Publicado em: 01/09/2020

Última semana de inscrições para participar da 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS

As inscrições gratuitas para participar do lançamento da 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS encerram na próxima segunda-feira, 7 de setembro. A tradição gaúcha será o tema da primeira campanha. O evento virtual é uma alternativa à 37ª Expoargs, maior feira de artesanato gaúcho, que foi cancelada devido à pandemia e era realizada, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ao todo, o estado possui mais de 57 mil artesãos cadastrados.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, “a feira virtual funcionará como uma vitrine de divulgação do trabalho e das peças de alta qualidade confeccionadas no estado, de modo a promover a comercialização, por meio da aproximação dos artesãos com os consumidores”.
Mais de 57 mil artesãos ativos no estado
Atualmente, há 57.357 artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) em 457 municípios, que trabalham com 415 matérias-primas. As cidades com os maiores números de artesãos ativos são Porto Alegre (9.064), Caxias do Sul (1.871), Rio Grande (1.429), Novo Hamburgo (1.380) e Tramandaí (1.373). Já as principais matérias-primas trabalhadas são crochê, tricô, pintura em tecido, bichos e bonecos de tecido e fuxico.
Do total de artesãos cadastrados, 76,8% são mulheres e 21,3%, homens. Com relação à faixa etária, 24,8% possuem entre 51 e 60 anos; 23,6%, 61 e 70 anos; 19,3%, 41 e 50 anos; 15,5%, acima de 70 anos; 12,5%, 31 a 40 anos; e 3,2%, até 30 anos.
Como se inscrever
Poderão se inscrever, gratuitamente, na exposição virtual, os artesãos que possuírem Carteira de Artesão expedida pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) dentro do prazo de validade. Profissionais que necessitarem renovar sua Carteira de Artesão poderão fazê-lo através do blog. Somente serão aceitas inscrições para exposição de peças de matérias-primas e técnicas para as quais os candidatos estão habilitados, ou seja, que constam na Carteira de Artesão.
Para expor na feira, é necessário preencher o formulário de inscrição presente no portal – www.artesanatogaucho.rs.gov.br – e as informações sobre os produtos, além de anexar as imagens das peças artesanais que participarão do evento. Confira a íntegra do edital no blog.
Sobre a 37ª Expoargs 2020 Virtual
A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS ocorrerá, de 8 de setembro a 26 de dezembro de 2020, no blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br. São 1.000 vagas e quatro oportunidades para expor produtos no portal. Confira, a seguir, os períodos de inscrição e os temas de cada campanha:
– Tradição Gaúcha (de 10 de agosto a 7 de setembro de 2020);
– Dia das Crianças (de 8 a 27 de setembro de 2020);
– Dia da Consciência Negra (de 28 de setembro a 27 de outubro de 2020);
– Festejo Natalino (de 28 de outubro a 26 de novembro de 2020).
Os artesãos inscritos também poderão concorrer, gratuitamente, à exposição de seus produtos em espaços de destaque no blog, mediante a participação dos Concursos de Valorização do Artesanato Gaúcho, através do cadastro de peças relacionadas às campanhas em andamento (típico gaúcho; motivos infantis; referência à matriz africana; motivo natalino; representatividade cultural e popular).
As eleições dos concursos serão realizadas por comissão técnica avaliadora ou modalidade aberta (avaliação popular, produto com maior número de visualizações, produto com maior número de compartilhamentos em redes sociais e maior número de artesãos inscritos por município ou região). Os selecionados na primeira campanha terão seus produtos divulgados na abertura da exposição, que ocorrerá no dia 8 de setembro de 2020.
A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS é uma promoção da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), e engloba, ainda, atividades de capacitação e de orientação. A programação completa está disponível no blog.
PGA
Vinculada à STAS, a FGTAS desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização de produtos.