Publicado em: 01/12/2019

Turistas chegam em  grande número a Iraí e Ametista do Sul

Ônibus de várias regiões chegam a Iraí

Ônibus de várias partes do Brasil chegam a Iraí trazendo turistas de várias partes do Brasil. Após a abertura da temporada de banhos no Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz e demais áreas da estrutura de veraneio, tempo como atrativo principal a água mineral. O prefeito Antonio Vilson Bernardi, após as ações e projetos implementados na cidade pela atual Administração Municipal, a cidade entrou em uma nova era em se tratando de retomar o fluxo de veranistas.  Ele cita a rede hoteleira e os demais atrativos da cidade para justificar a presença, cada vez maior de turistas.

Ametista do Sul

Já na cidade de Ametista do Sul o principal atrativo que está garantindo a presença, cada vez maior de turistas, são as jazidas de pedras preciosas.  Agrega-se a esta atração mundial, toda a estrutura fomentada, também, por empresários locais. O clima de é de realização entre as autoridades e Poder Público, pois, finalmente, a cidade conhecida como a Capital da Pedra Ametista, garante uma visibilidade bem maior e com isso cada vez mais pessoas visitam a cidade.

Iraí

Conhecida como a “Cidade Saúde”, em razão da fonte termal e dos banhos oferecidos no complexo hidromineral e da estrutura de piscinas externas, a cidade recebe desde o início do mês milhares de pessoas de municípios do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, além de cidades do Paraná.

O secretário de secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Iraí, Ediner Kehl, disse que a administração municipal implementou, nos últimos anos, projetos e ações que garantem um ambiente agradável a todas as pessoas que chegam na cidade. “A água mineral, com banhos oferecidos em cabines no interior do Centro Hidroterápico, além das piscinas externas – adultos e crianças – igualmente com água mineral, além de outros atrativos, passeios de barco no rio Uruguai, trilhas na mata nativa e o artesanato indígena fazem com que pessoas de várias partes do Brasil venham até nossa cidade”, observa Kehl.

O secretário informou que no último final de semana prolongado, aliado aos dias quentes, resultou no aumento significativo do número de visitantes, resultando na ocupação máxima da rede hoteleira. “Grande movimentação de pessoas também ocorre no campino municipal, além da circulação das pessoas no bosque de mata nativa, com 5 mil metros de extensão e dois de largura. Nesta área pode fazer caminhadas, passeios ciclísticos e respirar ar puro em meio à mata atlântica que cerca a cidade, sendo que o rio Uruguai, próximo da cidade, é outro atrativo”, destaca Kehl. O município faz parte das Rotas Turísticas “das Águas e Pedras” e “das Gemas e Joias”. município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único e especial.

Para quem deseja ficar ainda mais próximo da natureza, o camping municipal é uma boa pedida. Localizado próximo ao Rio do Mel, e a poucos metros do Balneário, oferece ótimo espaço para acampamento, churrasqueiras e serviço de bares. De carro, de Porto Alegre, o motorista deve ingressar na BR 386, em Canoas, e seguir pela rodovia até o município de Iraí, na divisa com Santa Catarina. A viagem dura, em média, cinco horas e meia. A partir de Santa Catarina, chega-se a Iraí pela BR 158.