Publicado em: 23/08/2019

Três Palmeiras mobiliza 693 estudantes em atividades complementares

Luidy Lazzarotto Roncalio / Divulgação

A prefeitura de Três Palmeiras, no Norte do Estado, mobiliza 693 estudantes de seis a 18 anos, entre os quais 112 índios caingangues, no Programa Juventude com Ideais. O programa foi implementado no município em 2017 e ocorre em cinco estabelecimentos de ensino, três do município e dois do Estado com a realização de atividades no turno inverso das aulas normais.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Celésia Sandri Bender, a iniciativa integra o Programa Juventude com Ideais, atualmente na segunda fase, do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). “O programa que está entre os 30 selecionados em todo o país, passa agora para o aprofundamento dos dados pré-inscritos, sendo que os 10 melhores serão finalistas ao prêmio”, disse. Celésia informou que, do Rio Grande do Sul, foram selecionados quatro projetos. Além de Três Palmeiras, foram escolhidos na segunda fase, projetos em andamento nos municípios de Canguçu, Venâncio Aires e Capão Bonito do Sul.

A coordenadora do programa em Três Palmeiras informou, ainda, que as atividades relacionam-se a teatro, artesanato, dança indígena, violão, balé e futebol. “Os alunos indígenas pertencem à Escola Municipal localizada na aldeia dos caingangues, interior do município. O Prêmio MuniCiência está na terceira edição e têm como proposta identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais inovadoras e transformadoras, com impactos positivos na administração pública e para a sociedade”, afirma.

O Prêmio faz parte do Projeto UniverCidades, que é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, realizado pela CNM com o apoio da União Europeia no Brasil. A iniciativa busca melhorar o aprendizado escolar, despertar sonhos e ideais nas crianças e jovens e estimular o protagonismo juvenil, além de incentivar o empreendedorismo.

O prefeito de Três Palmeiras, Silvânio Antônio Dias, cita que é muito bom ver que o programa Juventude com Ideais está sendo reconhecido em nível nacional. “Já temos reconhecimento estadual, e ver o programa tomando proporções em nível federal é gratificante para os estudantes, para as escolas e também para as famílias”, avalia. O portal da CNM informa que o resultado da segunda etapa, com o nome das 10 iniciativas finalistas será divulgado no dia três do próximo mês de outubro.