Publicado em: 18/05/2018

Silvana Covatti defende a permanência dos Hospitais de Pequeno Porte

GUERREIRO AL

Pauta da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, de quarta-feira (16), a determinação do Governo do Estado sobre a nova adequação dos Hospitais de Pequeno Porte em PADU (Pronto Atendimento de Urgência) foi motivo de forte debate entre os parlamentares e prefeitos de alguns dos municípios afetados. A mudança está regulamentada através da recente publicação da Portaria nº 64/2018, da Secretaria da Saúde do Estado.

Com as alterações, os Hospitais de Pequeno Porte, que assistem 86 municípios do interior, passarão para a modalidade de Pronto Atendimento de Urgência, com funcionamento 24 horas, restringindo as internações pelo período máximo de 48 horas. Presente na reunião, a deputada Silvana Covatti afirma que a novidade causará prejuízos à população.

“Sabemos da luta dos Hospitais de Pequeno Porte para manter o pleno funcionamento de suas atividades, mesmo com poucos recursos. É no Hospital de Pequeno Porte que o cidadão recebe o primeiro atendimento e, em 80% dos casos, todo o tratamento necessário para sua enfermidade. Além de retirar a sobrecarga de pacientes dos grandes centros”, ressaltou a parlamentar. Participaram da audiência, os prefeitos de Braga, Carlos Alberto Vigne, de Redentora, Nilson Paulo Costa, de Chiapetta, Eder Luis Both, e de Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim.