Publicado em: 09/07/2019

Serviço de Assistência Especializada de Frederico Westphalen atenderá em novo local

ASCOM

No próximo dia 26, às 10 horas, será inaugurado oficialmente o novo espaço de atendimento do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids e Hepatites Virais de Frederico Westphalen. Desde o início do mês de julho os serviços estão sendo realizados em uma nova sala, junto ao Posto Central de Saúde, na Rua Vinte Um de Abril, nº 152, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

Em Frederico Westphalen desde 2010, o SAE trata os pacientes de HIV/AIDS e Hepatites Virais não só do município, mas da região, atendendo 26 cidades que compõem a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS).  A Secretária Municipal de Saúde, Marta Chielle, salientou a importância do novo espaço. “Como o SAE atende muitos municípios e o número de pacientes vêm crescendo a cada ano, havia a necessidade e a preocupação de criar um espaço mais amplo para melhorar o atendimento. Então, pensando nisso, a Administração Municipal cedeu este local que foi reformado através de recursos federais”, destaca.

No SAE os pacientes são atendidos e tratados por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, técnica em enfermagem, psicóloga, farmacêutica e agente-administrativa, que avalia cada caso conforme suas necessidades. Além das consultas médicas, o serviço também tem à disposição uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) para os pacientes que possuem a síndrome da imunodeficiência adquirida. Todos os serviços oferecidos pelo SAE são gratuitos à população.

Segundo a coordenadora da unidade e técnica em enfermagem Luciani de Cristo, o novo local vai melhorar o atendimento. “Agora contamos com um espaço amplo e adequado às nossas necessidades, permitindo uma privacidade maior para os pacientes. É importante lembrar à comunidade que os testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis também podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde do município”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (55) 3744-4911 ramal 219 ou 99635-2706.

PALESTRA

Dando sequência do trabalho de conscientização, a Secretaria da Saúde, com o apoio da 19ªCRS, URI e SAE, realizará uma palestra no dia 7 de agosto, a partir das 9 horas, no Salão de Atos da URI-FW, com o médico infectologista Hugo Noal, do município de Chapecó/SC. Voltada para a população em geral, durante o evento serão debatidas as doenças transmissíveis, formas de tratamento e prevenção. Para participar da palestra, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado para uma instituição do município.