Publicado em: 29/10/2019

Seminário Regional do Artesanato será realizado nesta quinta-feira em Frederico Westphalen

“Estimular, Qualificar e Valorizar o Artesão Local”. Este é o tema do primeiro Seminário Regional do Artesanato, promovido pela Emater/RS-Ascar e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), na próxima quinta-feira (31/10), contemplando municípios da região Norte do Estado. O evento, que tem o objetivo de valorizar e qualificar essa prática em muitos municípios da região, será realizado no auditório da Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen.

A programação do Seminário foi pensada para oferecer aos participantes conteúdos envolvendo a profissão de artesão, desde informações sobre a legislação, crédito, direito previdenciário, cooperativismo e associativismo, entre outros temas que irão qualificar o trabalho de artesanato desenvolvido na região.

A atividade iniciará às 9h, com a abertura oficial do evento. O primeiro painel a ser apresentado terá como tema principal a carteira do artesão e a nota fiscal. O assunto será explanado pelo coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social do FGTAS, Denis da Silva Costa.

Para falar sobre legislação, custo de produção e modelagem de etiqueta, a organização do evento convidou a coordenadora estadual da Emater/RS-Ascar na atividade do Artesanato, Ivanir Argenta dos Santos. Ainda pela manhã, o coordenador estadual do Programa Gaúcho de Microcrédito da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jorge Imperatore, trará informações sobre microcrédito e oportunidades aos artesãos.

A programação da tarde inicia com palestra sobre previdência social, ministrada pelos advogados e especialistas em direito previdenciário, Moises Freo e Marcio da Rosa. Para encerrar as explanações, a equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen falará sobre cooperativismo, associativismo e turismo.

Interessados em participar do Seminário podem fazer sua inscrição a partir do QR Code disponível no folder do evento ou acesso o link: abre.ai/ah4y.