Publicado em: 22/08/2018

Região de Frederico Westphalen integra estudo sobre usinas fotovoltaicas

AU DIVULGAÇÃO

Tendo em vista a instalação de usinas fotovoltaicas em propriedades rurais da região pela Marsol Energia, de Frederico Westphalen, três famílias de agricultores participaram de um estudo sobre o desenvolvimento e aplicação das energias renováveis no meio rural no Sul do Brasil. O estudo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplicinar, com a participação do engenheiro-agrônomo Carlos Antonio Ferraro Biasi.

Na publicação, que contou como patrocínio da Itaipu Binacional, CIBiogás e apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), são citadas as propriedades de Ivo Rohr, de Chapada, além dos outros dois geradores solares que estavam em instalação época do estudo, em Erval Seco e Cerro Grande. Com projetos de viabilidade encaminhados pela Emater/Ascar-RS, os equipamentos fotovoltaicos contaram com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), que financiou parte do investimento.

O empresário e diretor Marcos Bruxel, da Marsol Energia, salienta que participar deste estudo é motivo de satisfação para a empresa. “Foi uma forma de contribuir com uma pesquisa que mostra o avanço desta tecnologia, além de disponibilizar informações que traçam um promissor horizonte para as fontes renováveis”, acredita.

Atualmente, a Marsol Energia conta com mais de 60 sistemas gerando energia sustentável na região, entre eles vários em propriedades rurais. (Com informações da Marsol Energia)