Publicado em: 20/07/2018

Recolhimento de lixo suspenso nos próximos dias na área do Cigres

RS NORTE

A Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen informa que o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CIGRES) encontra-se interditado por questões técnicas. Diante disso o recebimento dos resíduos sólidos dos 31municípios atendidos pelo Consórcio está suspendo até o início da próxima semana.

A Administração Municipal de Frederico Westphalen, em razão desse fato, solicita à população que não coloque lixo para recolhimento em frente das às residênciass e estabelecimentos comerciais até a situação ser normalizada pelo CIGRES. Frederico Westphalen é o município que mais produz lixo doméstico e todo o material é transportado até Seberi, para separação e aproveitamento como material orgânico ou reciclado.

Foram 18 pessoas intoxicadas nesta quinta-feira, quando trabalhavam na esteira de separação do lixo, no complexo do Cigres localizado em Seberi. Todas as pessoas foram atendidas no Hospital Pio XII e depois liberadas para permanecerem em suas residências.

O problema, possivelmente, segundo o coordenador do Cigres Antônio Mauro Cadorin, foi ocasionado por algum produto tóxico volátil encontrado no lixo trazido da região.

O local onde foi registrado o problema está interditado. Cadorin lamenta que a população ainda não esteja devidamente conscientizada em relação ao tipo de lixo que deve ser reciclado.

Cadorin disse que a partir do horário e dia que o lixo chegou ao Cigres, existe a possibilidade que o material tenha sido trazido da área rural de algum município. “Diante disse não se descarta que junto ao lixo estaria algum produto químico, como agrotóxico, por exemplo”, observa. Ele cita que alguns produtos não devem ser colocados junto ao lixo seco e úmido – material normalmente reciclado. “Mas infelizmente tem pessoas que não se educaram para a questão do lixo e seu destino correto e por isso ocorreu esse fato lamentável”.