Publicado em: 29/08/2019

Propriedades envolvidas com Turismo Rural recebem capacitação em paisagismo e jardinagem

Com o objetivo de qualificar o trabalho de Turismo Rural iniciado nos municípios de Iraí, Ametista do Sul, Alpestre e Planalto, nesta terça-feira (27/08) uma capacitação em paisagismo e jardinagem foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Iraí e Sicredi. A atividade reuniu agricultores dos quatro municípios e outros servidores que estão envolvidos de alguma forma com o turismo, na Biblioteca Municipal de Iraí.

Uma das ações que vem transformando as propriedades rurais das famílias da região é a Campanha Minha propriedade, meu paraíso, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, que visa o bem-estar e a qualidade de vida das famílias através da organização e embelezamento das propriedades. “A Campanha Minha propriedade, meu paraíso tem a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente, organizado e planejado junto às famílias rurais, conscientizando e incentivando os moradores a valorizarem o ambiente em que vivem, para melhor aproveitamento de espaços, estimulando o trabalho com paisagismo e jardinagem para embelezamento da propriedade, promovendo a melhora na autoestima e qualidade de vida das famílias”, explicou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

Inserido nesse trabalho, o município de Iraí vem desenvolvendo um projeto que busca a melhoria das propriedades rurais aliado ao turismo local. O projeto “Iraí: lindo de se ver, viver e conhecer” foi criado para atender algumas demandas do município, que tem interesse em expandir o turismo local, agregando o turismo rural.

A capacitação em paisagismo e jardinagem foi uma das ações realizadas para qualificar esse projeto. A atividade contou com a participação do paisagista Toni Backes, que trabalhou o tema jardim do futuro, o paisagismo como transformação social, bem-estar e geração de renda. Os municípios de Planalto, Alpestre e Ametista do Sul também participaram da capacitação porque também desenvolvem a campanha e trabalham o turismo rural em seus municípios.

Participaram da capacitação, o prefeito de Iraí, Vilson Bernardi, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, o gerente da agência local da Sicredi, Rodrigo Stefanello, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer, e as extensionistas sociais dos municípios de Iraí, Planalto, Alpestre e Ametista do Sul, Vanessa Dal Canton, Edimara Dal Ross, Adriane Menlak e Tatiane dos Santos. Crédito: Marcela Buzatto.