Publicado em: 01/08/2018

Proerd completa 20 anos de atividades no Rio Grande do Sul


Éverton Ubal/PM5

Um encontro no distrito Recanto Maestro, no município de Restinga Seca, marcou os 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Rio Grande do Sul. Desenvolvido pela Brigada Militar, o programa já orientou mais de 1 milhão de jovens em todo o estado, a partir do quinto ano do Ensino Fundamental.
Entre os dias 25 e 26 de julho, cerca de 300 policiais militares do RS e de outros seis estados da federação participaram do encontro. Segundo o coordenador estadual do Proerd, coronel Rogério Hoffman, “ao longo 10 encontros com duração de uma hora, um policial militar juntamente com o professor transmite aos alunos em sala de aula informações sobre a prevenção da violência e o uso de drogas, sempre de forma lúdica e responsável”.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) desenvolve ações conjuntas entre o policial militar devidamente capacitado (instrutor Proerd), professores, estudantes e pais, para prevenir e reduzir o uso de drogas e violência na comunidade escolar.
Visa alcançar crianças a partir do quinto ano do Ensino Fundamental, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção. Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidas pela Coordenação Estadual.