Publicado em: 12/06/2018

Prefeito Panosso participa de reunião na Famurs em Porto Alegre

FAMURS

A dívida entre Estado e Municípios foi pauta de reunião no dia 11 de junho, na Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, com o diretor Geral da Casa Civil, Darci José Lauermann. O encontro foi liderado pelo coordenador geral da FAMURS, Luciano Machado, acompanhado do prefeito Municipal de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso e de Três Passos, José Carlos Amaral, além de gestores representando os municípios.

Na ocasião, foram tratados assuntos referentes à dívida entre Estado e Municípios, bem como, a possibilidade de um encontro de contas. As lideranças assinalam esta iniciativa como uma alternativa para amenizar as dificuldades que as administrações municipais enfrentam, principalmente, para arcar com os custos da manutenção dos programas de saúde, uma vez que os recursos não vêm sendo repassados pelo governo do Estado.

UPA

Também trataram em relação à publicação do Decreto nº 9.380/2018, que permitirá que Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) possam atender como Unidades Básica. No caso de Frederico Westphalen, segundo Panosso, a UPA será aberta conforme foi projetada. Ele anunciou que no dia 2 de julho, em Porto Alegre ele se reunirá com representante do Ministério da Saúde (que virá de Brasília), juntamente com o prefeito de São Borja, para tratar da abertura das respectivas UPAs.