Publicado em: 12/07/2020

Prefeito Panosso confirma ao RS NORTE que vai recorrer da decisão de manter o município na Bandeira Vermelha

O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso confirmou no RS NORTE NOTÍCIAS deste sábado às 19h, que está recorrendo da decisão do Governo do estado de manter a Bandeira Vermelha no Município. “Salientamos que em consideração a semana anterior ao dia 04 de julho de 2020 até hoje, dia 11 de julho de 2020, uma situação de estabilidade e de controle no avanço da transmissão comunitária da doença em nosso município”, afirma Panosso no Ofício enviado do Governador..

Ofício nº 452/2020 GAB Frederico Westphalen/RS, 11 de julho de 2020.

AO COMITE DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA – COVID-19

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Na oportunidade em que cumprimento Vossa Excelência, sirvo-me do presente para solicitar a permanência do município de Frederico Westphalen na “Bandeira laranja”, a solicitação esta alicerçada nos dados que encaminhados para análise, bem como, pela situação da evolução da pandemia no município de Frederico Westphalen.

Salientamos que em consideração a semana anterior ao dia 04 de julho de 2020 até hoje, dia 11 de julho de 2020, uma situação de estabilidade e de controle no avanço da transmissão comunitária da doença em nosso município.

PACIENTES

04/07/2020 11/07/2020

Confirmados 212 260

Óbitos 2 3*

Recuperados  133

Em acompanhamento 502

Hospitalizados 5 (UTI 2 – Clínico 3) 8 (UTI 3 – Clínico 5)

* O falecimento da paciente se deu na data de 30 de junho de 2020, no entanto, o exame confirmatório de que estava com a covid19 só chegou ao conhecimento do município no dia 05 de julho de 2020. A paciente faleceu em sua residência, tinha várias comorbidades.

 

LEITOS

* Leitos UTI –Geral- 10

* Leitos UTI – Covid (habilitados) – 2 – Hospital solicitou a habilitação de mais um Leito UTI exclusivo para COVID19.

* Leitos UTI – Covid ocupados – 3

Leitos UTI geral ocupados – 4

Leitos intermediários COVID se tiver habilitado – 30 (todos desocupados) (11/07/2020).

A manutenção da bandeira laranja para o município de Frederico Westphalen entendemos ser a mais adequada neste momento, considerando que o número de internações clínicas e de UTI da COVID, usando como parâmetros para a estatística de evolução de bandeira, não dizem respeito somente a munícipes de Frederico.

Ademais, o município é o mais populoso da microrregião obviamente terá mais internações e óbitos, comparados a municípios bem menores, os quais podem utilizar desta condição para manter a bandeira laranja e permitir o funcionamento do comércio, no entanto, verificou-se com o decorrer da semana que os casos se mantiveram estáveis.

Segundo os dados preliminarmente lançados na data de ontem, dia 10 de julho de 2020, o governo do estado demonstrou ainda, dentro das regiões R15 e R20, que vários municípios poderão utilizar os critérios da bandeira laranja para as atividades de comércio.

Neste sentido, na Região de Frederico Westphalen, somente este município não poderá utilizar os critérios da bandeira laranja para as atividades de comércio.

Salientamos que desde o início da pandemia, logo nos primeiros decretos municipais, estabelecemos contato com os municípios pertencentes a comarca de Frederico Westphalen, para adotarmos critérios de igualdade, bem como, para mantermos uma condição de igualdade entre as atividades permitidas, tudo isso tem sido acompanhado pelo Ministério Público Estadual o qual realizou inúmeras reuniões com os representantes dos municípios.

Inclusive, encaminhamos em anexo ata de reunião realizada com os municípios da Região R15 e R20, realizada por intermédio do Ministério Público, onde a AMZOP ficou designada para auxiliar na necessidade de ser dado um tratamento uniforme entre todos os Municípios, a fim de que se evite o colapso da saúde da nossa macrorregião.

Providencia está que vem sendo comprovada com as ações dos governos municipais, principalmente do Município de Frederico Westphalen, onde devemos levar em consideração que o sistema de fiscalização é rígido, em tempo integral, contando com o auxílio da Brigada Militar em razão da sede do 37º Batalhão da Brigada Militar.

Assim, tendo em vista os graves efeitos provocados pela mudança da coloração da bandeira para vermelho, bem como, pelas situações apresentadas inclusive ao Secretário do Estado Sr. Claudio Leite Gastal, em reunião realizada por videoconferência na data de ontem 10/07/2020, é necessário verificar a particularidade de cada região.

Dessa forma, solicitamos a análise dos dados, e a revisão dos itens pertinentes e reconsideração geral sobre a incidência dos ajustes na bandeira, pois o município  pode entrar em colapso social e econômico no curto prazo, principalmente em razão de que nesta pequena região, a critérios em que colocam em “xeque” a verdadeira aplicabilidade do Decreto estadual n.º 55.240 e suas alterações.

Contudo, também conhecemos a dinâmica social e econômica da comunidade, responsável pela sobrevivência de cada cidadão e de cada conjunto familiar. A obrigação é de preservar vidas, com as duas grandezas a serem compatibilizadas, quais sejam, ações em saúde, no combate ao coronavírus, e a manutenção da própria sobrevivência das pessoas.

Salientamos que os dados que embasaram a situação de alteração da coloração da bandeira em nosso município não subsistem na sua integralidade, uma vez que conforme informação proveniente do Hospital de referência, não houve aumento considerável de internações até o último boletim, na verdade, houve diminuição de casos de internação para zero, mantendo-se estável a ocupação da UTI durante os últimos sete dias. Frisa-se ainda, que o Município de Frederico Westphalen conta com uma Unidade de Saúde exclusive de atendimento de pacientes suspeitos de COVID-19, com horário ampliado no atendimento da população, onde funciona a central de acompanhamento de pacientes em acompanhamento.

Importante destacar que a permanência do município na referida bandeira é fundamental para a manutenção dos empregos e para que a economia municipal continue reagindo.  Sendo o que tinha para o momento, contanto com a costumeira compreensão de todos, renovamos nossos votos de elevada estima e distinta consideração.

Publicado por Jornal RS Norte em Sábado, 11 de julho de 2020