Publicado em: 03/12/2019

Por falta de recursos UPF anuncia cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9° Jornadinha Nacional de Literatura

Crédito: Arquivo/Rádio Uirapuru

Universidade de Passo Fundo (UPF) anunciou no final da tarde desta terça-feira (03) o cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, programadas para março de 2020.

Em nota, a UPF reafirmou que, historicamente, prima pelo compromisso em trabalhar em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade. Nesse cenário, dedica-se incansavelmente à formação de leitores, desenvolvendo ações permanentes de incentivo à leitura e à literatura em multiplataformas, com seus diferentes públicos. A nota ainda diz que, em razão disso, a Instituição empenhou seus mais dedicados esforços no sentido de viabilizar a realização de mais uma edição das Jornadas e das Jornadinhas Nacionais de Literatura, no entanto, embora tenha contado com a presteza e a sensibilidade dos governos Municipal, Estadual e Federal, as captações de recursos financeiros, via lei de incentivo e patrocínios, não foram favoráveis à realização dessa importante manifestação cultural. Esse cenário levou ao necessário cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, programadas para março de 2020.

Em entrevista na Uirapuru, o vice-reitor de extensão e assuntos comunitários, Rogério Silva, frisou que as dificuldades financeiras em que o país passou neste ano, dificultou a arrecadação de recursos para a realização do evento. Disse que o projeto original chegou a ser alterado, visando realizar o evento com um montante de recursos menor.

Conforme o professor, neste projeto para que ambas as jornadas fossem realizadas era necessário mais de um milhão de reais. Segundo o vice-reitor, as demais atividades e movimentações literárias que ocorreram também em 2019 devem acontecer no próximo ano. De acordo com Silva, a expectativa é que o cenário melhore e as jornadas voltem acontecerem em 2021.

Confira a nota na íntegra:

“A Universidade de Passo Fundo (UPF) reafirma que, historicamente, prima pelo compromisso em trabalhar em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade. Nesse cenário, dedica-se incansavelmente à formação de leitores, desenvolvendo ações permanentes de incentivo à leitura e à literatura em multiplataformas, com seus diferentes públicos.

Em razão disso, a Instituição empenhou seus mais dedicados esforços no sentido de viabilizar a realização de mais uma edição das Jornadas e das Jornadinhas Nacionais de Literatura, no entanto, embora tenha contado com a presteza e a sensibilidade dos governos Municipal, Estadual e Federal, as captações de recursos financeiros, via lei de incentivo e patrocínios, não foram favoráveis à realização dessa importante manifestação cultural. Esse cenário levou ao necessário cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, programadas para março de 2020.

A UPF destaca que o projeto das Jornadas Literárias continua, como uma movimentação cultural permanente de formação leitora. Embora não seja possível o grande encontro entre autores e leitores no complexo das Jornadas, estão sendo planejadas para 2020 iniciativas e ações de forte adesão comunitária e escolar para o objetivo maior da Capital Nacional da Literatura, qual seja, formar leitores autônomos, críticos e esteticamente sensíveis, pois essa é a nossa missão e o nosso compromisso pelo desenvolvimento de uma sociedade leitora.”