Publicado em: 17/10/2019

Passo Fundo sedia a 4ª edição do Seminário de Plantas Bioativas e Homeopatia

DIVULGAÇÃO

Com uma programação diversa e intensa, iniciou nesta quinta-feira (17) o IV Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. A novidade deste ano é a realização da I Jornada Sul-Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia. O evento é uma promoção de um grupo de mais de 20 instituições e entidades.

O objetivo é trocar experiências, divulgar e fortalecer políticas públicas e espaços de debate. O evento, que conta com palestras, debates, painéis e exposições de trabalhos científicos, também apresenta para a comunidade uma feira de empreendimentos com produtos à base de plantas bioativas.

Representando a comissão organizadora na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular, Alexandre Mendonça, destacou a importância da união do setor e da soma de esforços para que o conhecimento gerado nos encontros, nas pesquisas e nas vivências, chegue até a população. “Este seminário ocorre porque a comunidade pede. Fomos motivados a organizar um evento mais amplo e hoje temos aqui pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de outros locais do país. Aqui, cada um é professor nesse processo de ensinamento e partilha do conhecimento. Precisamos difundir o que sabemos e aprendemos para que mais pessoas tenham acesso e possam ser beneficiadas”, pontuou, reforçando que, com a crise na área da saúde pública, cada vez mais será necessário buscar novas possibilidades.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, destacou que esse já é um evento consolidado na região. Ele também lembrou das parcerias para a realização e a validação feita pelo conhecimento científico. A professora Dra. Marisa Cervi, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF, esteve na mesa de abertura representando a Universidade de Passo Fundo e os secretários municipais Carla Crivellaro Gonçalves e Antônio Bortolotti, da Saúde e do Interior, respectivamente.

No primeiro dia, aconteceu a palestra sobre Práticas Integrativas e Complementares, com ênfase nas plantas medicinais e fitoterápicos, com a coordenadora da Comissão de Prevenção, Promoção e Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Nacional de Saúde, Simone Maria Leite Batista. Na sequência, Alexandre Mendonça mediou o painel “Homeopatia, do popular ao científico”, com o médico veterinário da Epagri, Marcelo Pedroso; o médico homeopata, Alberi Grando e a farmacêutica e professora da Universidade de Passo Fundo, Mariza Casagrande Cervi.

Na parte da tarde, foram feitas as apresentações orais dos trabalhos selecionados e uma Roda de Conversa entre gestores, conselheiros e profissionais da saúde sobre a implementação das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para esta sexta-feira (18) a programação segue a partir das 8h15.

8h15 – Momento Cultural UPF

8h45 – Palestra: A homeopatia na produção de alimentos

Palestrante: agricultora e consultora Lucineia Araldi Pradella

9h45 – Painel: A amplitude das plantas medicinais

Panelistas: Me. Gervásio Paulus (eng. Agrônomo da Emater/RS-Ascar), Profa. Me. Mariana Tortelli Beux (farmacêutica da Fasurgs), Zuleica Casa Nova, Beatriz Maria Casanova, Rita Lorenzatto Biffi (Horto Santa Gema de Passo Fundo), Jureci Machado (nutricionista de Água Santa), Rosimeri Krefta (médica da Saúde da Família)

Mediador: Prof. Me. Delvino Nolla

12h – Intervalo

13h – Momento cultural projeto Transformação em arte

13h30 – Oficinas temáticas

Com informações da Rádio Uirapuru