Publicado em: 16/10/2020

Operação ‘AB INITIO’: Investigação de fraudes em cadastros de eleitores de Lajeado do Bugre

Na manhã de quarta-feira, 14 de outubro, delegados e agentes da Polícia Federal deram cumprimento a sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Lajeado do Bugre, Boa Vista das Missões e Panambi. Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público e deferidos pela Justiça Eleitoral da 32ª Zona, que compreende os municípios que integram a comarca de Palmeira das Missões.

A investigação, iniciada pela Promotoria Eleitoral, apurou até o momento que pelos menos oito eleitores de diversos municípios gaúchos tentaram transferir seus títulos eleitorais para Lajeado do Bugre em maio deste ano, utilizando documentos falsificados, especialmente faturas de energia elétrica, com objetivo de comprovar domicílio no município.

Foram apreendidos, na ocasião, telefones celulares de investigados, os quais serão periciados em busca de provas dos crimes e, principalmente, do envolvimento de outras pessoas nos fatos. Conforme o promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber, condutas identificadas podem caracterizar, em tese, crimes de fraude a cadastro de eleitores, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos (arts. 289, 348 e 353 do Código Eleitoral), cujas penas atingem até seis anos de reclusão.