Publicado em: 14/01/2020

Objetivos e estratégias do Plano de Desenvolvimento são definidos por representantes da comunidade frederiquense

Quase uma centena de voluntários participaram de mais uma etapa de elaboração do plano de desenvolvimento de Frederico Westphalen na noite desta segunda-feira, 13 de janeiro. A reunião é parte de um processo que iniciou ainda em dezembro quando foi realizado o diagnóstico, com a identificação dos pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades, oportunidade que aproximadamente 70 pessoas auxiliaram voluntariamente. O propósito deste trabalho é refletir o desejo da comunidade em um documento que será entregue aos partidos políticos do município para nortear o plano de governo, bem como para servir de base no dialogo entre todas as correntes políticas na construção do consenso político na eleição de outubro deste ano.

O presidente da ACIFW Ramir Severiano fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença do público e relatou o intenso trabalho que está sendo desenvolvido pela entidade e os especialistas da área de planejamento professores-doutores Ezequiel Albarello e Igor Senger, na condução deste plano de desenvolvimento. Em seguida o Ezequiel Albarello assumiu a coordenação dos trabalhos, apresentando uma seleção de dados sobre a realidade local e também o resultado resumido do diagnóstico realizado em dezembro. Foram disponibilizados aos participantes, para auxiliar na elaboração dos objetivos, informações qualitativas levantadas na etapa anterior do processo, bem como os dados apurados em levantamentos como o Aceleração do Crescimento do Sicredi Alto Uruguai/RS/SC/MG, IBGE, Catálogo da Sala do Empreendedor do Município e Sebrae.

Em seguida o público, formado por representantes de entidades e instituições da cidade, gestores públicos, vereadores, lideranças empresariais e política, além de profissionais das mais diversas áreas, contribuíram com a etapa seguinte do plano. Cada participante teve a liberdade de escolher no início do evento qual eixo gostaria de contribuir e assim ajudou a definir os objetivos e estratégias do plano de desenvolvimento, distribuídas em 10 eixos.

As atividades seguiram até às 21horas quando cada grupo entregou o relatório para o coordenador que agora irá compilar as informações e disponibilizar para os participantes a fim de que possam agregar novas ideias ou fazer ajustes. O resultado deste trabalho será apresentado em novo encontro programado para dia 23 de janeiro, quando o plano será validado para em seguida ser entregue aos representantes dos partidos políticos. De acordo com Albarello será formado uma espécie de Conselho do Plano de Desenvolvimento, que irá acompanhar a aplicação do trabalho apresentado, bem como auxiliar a futura gestão nos ajustes necessários para acompanhar as mudanças de cenário da economia, por exemplo. “Nosso propósito é entregar objetivos e estratégias, deixando a parte de metas para o futuro gestor. Não é o momento de estabelecer números pois temos que respeitar a dinâmica do mercado e também as ideias que a futura equipe queira contribuir”, ressaltou Albarello.

Reunião com as siglas

Ainda durante sua fala de abertura, o presidente da ACIFW Ramir Severiano comunicou que a ACIFW iniciou na última semana um diálogo com os partidos políticos de Frederico Westphalen, de forma individual, a fim de esclarecer melhor como a construção do consenso está sendo conduzida. Os representantes das siglas PDT, PMDB, PSDB e PP já foram ouvidos e solicitado que até o final deste mês sugiram nomes para a definição do gestor indicado para liderar o consenso. Severiano destacou que todos os partidos ouvidos demonstraram franco apoio ao consenso e o desejo de participar. Também foram apresentados por alguns partidos alguns critérios que precisam ser respeitados para a plena adesão.

Nos próximos dias os demais partidos atuantes no município, independente da decisão manifestada de apoiar ou não o consenso, serão convidados a dialogar, a fim de que possam expressar sua opinião sobre a ideia do consenso e também propor sugestões. Neste período também será realizada uma reunião com os ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Frederico Westphalen, com o objetivo que ajudem com suas experiências a melhorar o processo de construção do consenso.