O QUE TEMOS QUE SABER EM RELAÇÃO AO FLÚOR E SEU USO EM CRIANÇAS?

Social
Tags

Sabrina Guerra
Cirurgiã Dentista CRO/20498
Rua Arthur Milani, 854, Sesc Frederico Westphalen
Consultório Odontológico, Rua do Comércio 1392, Taquaruçu do Sul

Embora os cuidados com a dentição da criança devam começar já na fase da gestação, uma dúvida muito comum entre os pais diz respeito à aplicação de flúor nos dentes dos seus filhos, independentemente de serem bebês ou crianças maiores.

Para esclarecer essa questão, é preciso compreender que os dentes tornam-se vulneráveis à ação da placa bacteriana assim que nascem. Portanto, a primeira utilização de flúor por crianças deve ocorrer logo após o nascimento dos seus primeiros dentinhos de leite, fase esta em que deve ser iniciada a higiene oral do bebê.

Para realizar essa limpeza, é importante que os pais sejam orientados por um odontopediatra, que é o profissional especializado em cuidar da saúde bucal da criança durante todas as etapas do seu desenvolvimento. É ele quem indicará a quantidade exata de uso do flúor, um elemento potente que atua na prevenção/redução da cárie.

O uso de flúor em crianças, inclui tanto a proteção aos dentes de leite quanto aos dentes permanentes que ainda estão por nascer. No entanto, esse elemento deve ser ingerido/utilizado na dosagem correta para as necessidades infantis, a fim de evitar os efeitos colaterais decorrentes do seu excesso (a chamada fluorose).

Consulte um dentista e saiba como cuidar corretamente do seu bebê ou criança! É possível um mundo sem cáries, desde que o acompanhamento seja o mais cedo possível.