Publicado em: 28/08/2019

Novo Barreiro promove mais uma edição da Feimate

Na próxima semana, Novo Barreiro realiza mais uma edição da Feimate, Feira que destaca os potenciais do município nos setores da indústria, comércio, agronegócios, turismo e muito mais. A nona edição do evento, que já se tornou tradicional no calendário da região, acontece de 04 a 08 de setembro.

A Feimate deste ano traz uma programação repleta de eventos e atividades de caráter técnico, como o Seminário Regional do Leite e o Seminário da Erva-Mate. No dia 04 de setembro, será realizada a quinta edição do Seminário Regional do Leite, evento promovido pela Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Novo Barreiro, com apoio da Embrapa, Sindilat/RS e Fundesa, com o intuito de fomentar e qualificar a cadeia produtiva do leite na região. O Seminário será realizado no Guarani Esporte Clube, a partir das 9h30.

Outro grande evento realizado paralelo à programação da Feimate é o Seminário da Erva-mate, evento promovido pela Prefeitura de Novo Barreiro, com apoio da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal do Turismo e dos ervateiros locais, que acontecerá no dia 06 de setembro, no auditório da Feimate, ao lado da Igreja Matriz.

O evento está previsto para iniciar às 9h. O primeiro tema que será apresentado no Seminário trata sobre a propagação vegetativa, a clonagem de erva-mate. O professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, Nilton Montavani, é o responsável por abordar essa temática. Os benefícios do chimarrão e dos polifenóis serão assuntos tratados pelo professor e diretor técnico do Laboratório Cito Análises, Guilherme Ardenghi Balsan. Para encerrar os assuntos técnicos, a professora e pesquisadora da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Erechim, Alice Valduga, explanará sobre a evolução e o papel da pesquisa na cadeia produtiva da erva-mate.

Ao final da manhã, será realizada a assinatura do termo de cooperação entre os cinco Polos Ervateiros do RS. A programação da Feimate seguirá até o domingo, dia 08 de setembro.