Publicado em: 07/06/2016

Mesa Diretora da ALRS veste a camiseta da doação de órgãos

GUERREIRO/AL

GUERREIRO/AL

A presidente Silvana Covatti (PP) apresentou durante reunião da Mesa Diretora nesta terça-feira (7) a camiseta de divulgação da campanha de doação de órgãos, lançada no final de maio pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) – Sindipan/RS. A campanha é promovida pelo Sindipan/RS em parceria com o Legislativo gaúcho. As mais de seis mil padarias do estado irão incentivar os seus clientes a doarem órgãos, sangue e medula.
A campanha “Seja um herói, seja doador” tem como principal objetivo orientar as famílias sobre a importância de doar órgãos, pois a única forma para autorizar uma doação é o consentimento dos parentes. Por isso é fundamental aproximar o tema do cotidiano e fomentar o diálogo na casa das pessoas. As padarias de todo o RS receberão kits para divulgar a campanha em suas cidades, compostos por camisetas, adesivos, jogo americano, móbile, folder e saco de pão.
Conforme dados da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, em 2015 o Rio Grande do Sul bateu o recorde, em todo o país, do número de transplantes de órgãos, com 2.274 procedimentos, 10% a mais do que no ano anterior. Já o Hemocentro da Capital, por exemplo, divulgou nota no dia 26 de maio informando que necessita de doações de sangue de todos os tipos. No RS, 2,2% da população é doadora. Quanto à doação de medula, atualmente no Brasil existem 2,2 milhões de voluntários.
Para a presidente, o pão é símbolo de fartura e de vida. Nada mais justo que parta de entidades ligadas ao setor dos panificadores brasileiros esta importante campanha pela doação de órgãos. “Com um único gesto, inúmeras famílias voltam a ter alegria e esperança. Em 2014, foram quase 21 mil cirurgias, sendo 30% delas, de rins. Os números melhoraram em 2015, mas ainda resta muito a avançar. Neste momento, conforme os últimos números divulgados pelo portal do Ministério da Saúde, há 42.585 pessoas aguardando na fila dos transplantes. Pessoas que travam a mais dura das batalhas, a batalha pela própria vida. A Assembleia Legislativa está junto com o Sindipan nesta causa e, ao longo dos próximos três meses, realizará várias ações de conscientização”, observou a presidente.
Durante a sessão plenária desta tarde os deputados também vestiram a camiseta da campanha.