Publicado em: 10/01/2018

LENTES DE CONTATO DENTAL

Sabrina Guerra
Cirurgiã Dentista CRO/20498
Rua Arthur Milani, 854, Sesc Frederico Westphalen
Consultório Odontológico, Rua do Comércio 1392, Taquaruçu do Sul

As Lentes de Contato Dentais são finas camadas de porcelana aplicadas ao dente, que podem alterar formato e tamanho, para um sorriso mais ideal. Elas são indicadas para pequenos ajustes nos dentes, por exemplo, dentes com bordas desiguais, com diastemas e sem alterações de cor, podem receber este tipo de tratamento.

As Lentes de Contato dentais são muito semelhante as Facetas de Porcelana, com a diferença que as lentes são mais finas, e por esse motivo necessitam pouco desgaste, ou em alguns casos, podem nem necessitar de desgaste.

Tenho dentes de cores muito desiguais, as lentes de contato dentais resolvem?

Não. Casos de dentes muito fora de posição e de coloração muito desigual, ou tratados endodonticamente, são resolvidos apenas com um desgaste maior ou com outros tratamentos. Nestes casos, as facetas ou laminados cerâmicos, ou coroas totais, por serem mais espessas, podem ser uma opção melhor para conseguir mudar totalmente a cor e formato dental.

Quanto tempo demora este procedimento?

Este procedimento demora cerca de 3 a 4 sessões. Na primeira o dentista faz a moldagem para planejamento do caso. Na segunda os dentes voltam encerados para demonstrar para o paciente como ficará o resultado e fazer os ajustes necessários. Na terceira e quarta sessão o trabalho vem pronto e será feita a colagem, caso não aja mais ajustes, o procedimento estará concluído, porém o paciente sempre deve retornar para as manutenções, conforme orientações do cirurgião dentista.

Qual a durabilidade das lentes dentais?

As lentes de contato dentais têm durabilidade alta, dependendo do caso e cuidados do paciente.