Publicado em: 12/02/2020

Japoneses repatriados da China começam a voltar para casa após quarentena

 Os primeiros 197 japoneses repatriados da China em um voo fretado pelo governo voltarão para casa ainda nesta quarta-feira (12), depois de terminado o período de quarentena em um hotel na província de Chiba, informou a emissora NHK.

Eles foram examinados novamente entre terça e quarta-feira e todos os resultados deram negativo para o coronavírus (Covid-19), segundo o Ministério da Saúde. O Japão tinha estabelecido um período de quarentena de duas semanas, que seria o tempo máximo de incubação do Covid-19, mas depois diminuiu para 12 dias.

Os outros 500 japoneses repatriados que estão em outras instalações em Tóquio e Saitama também poderão voltar para suas casas casas, no término da quarentena e se os exames derem negativo.

O Ministério da Saúde foi criticado por ter permitido que mais 10 japoneses voltassem para casa sem passar pela quarentena, depois deles terem alegado motivos pessoais que não foram divulgados.

Os repatriados que não têm onde ficar no Japão ganharam moradias gratuitas por até seis meses. O governo metropolitano de Tóquio disponibilizou 50 apartamentos públicos.

NHK