Publicado em: 17/10/2019

Jaboticaba celebra Dia Mundial da Alimentação          

Marcela Buzatto

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração acontece em mais de 150 países, como uma importante data para reflexão sobre as questões relativas à nutrição e à alimentação. A Emater/RS-Ascar desenvolve ações em todo o Estado no intuito de promover a inclusão social e produtiva das famílias, visando ao bem-estar, à qualidade na alimentação e à geração de renda. Para celebrar essa data, o município de Jaboticaba realizou nesta quarta-feira (16/10) mais uma edição do Seminário Municipal da Alimentação, no Centro de Eventos, numa promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, Grupos de Senhoras e Moças, Grupo de Artesãos e Clube de Mães, e com o apoio da Sicredi, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperjab.

“Queremos que os participantes aproveitem este dia para refletir sobre os hábitos alimentares e as mudanças necessárias para melhorar a qualidade de vida das famílias”, explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Jaboticaba, Patrícia Ciliato Mori, sobre os objetivos do seminário.

A programação do seminário contou com uma palestra sobre o tema da Semana da Alimentação, ministrado pelas estudantes Daniela Giotti e Paula Han, do curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen. Durante o evento, o grupo de artesãos do município comercializou seus produtos e foi realizada troca de sementes e mudas pelo grupo de Guardiões de Sementes de Jaboticaba.

Entre as autoridades e lideranças, participaram o prefeito de Jaboticaba, Luiz Cloves Molinari e Silva, a presidente da Câmara de Vereadores, Cleonice Vieira Bueno, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, a secretária Municipal da Assistência Social, Queila Tatiane Cezar Ribeiro, e demais lideranças.

O Dia Mundial da Alimentação reforça a reflexão sobre os cuidados com a saúde e qualidade da alimentação. No RS, de 14 a 20 de outubro, é comemorada a Semana da Alimentação, na intenção de estimular o debate através do tema: “Segurança alimentar, pela vida saudável e contra a fome e miséria”.

Em toda a região, eventos alusivos ao Dia Mundial da Alimentação estão sendo realizados. A Emater/RS-Ascar é promotora de muitos destes eventos e trabalha com o compromisso de promover a inclusão social e produtiva das famílias do meio rural, proporcionando o acesso de todos aos meios de produção, organização e comercialização de alimentos, buscando a geração de renda e qualidade de vida. Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen.