Publicado em: 03/02/2019

Iraí, “Cidade Saúde” pronta para receber visitantes

ASCOM

Pequeno município no Norte gaúcho, Iraí, possui uma população estimada em  7.344 habitantes (IBGE 2018) e tem como principais fontes de renda, o turismo e as atividades agropecuárias. Conhecida como estância hidromineral, a“Cidade Saúde”, como o município é chamado, tem nas águas minerais termais e na lama medicinal, fonte curadora, constituindo-se método terapêutico recomendado por médicos e especialistas.

Atrações turísticas

Dentre os principais atrativos, destaca-se o Balneário Oswaldo Cruz, com água mineral que jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e temperatura de 36,5ºC. Esta, há muitos anos, é renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro, em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana.

Água mineral

É a segunda melhor água mineral do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas, medicinais e rejuvenescedoras.  Verdadeira dádiva, esta água pode ser usufruída nos banhos de piscinas e demais serviços oferecidos no Balneário, ou então, quem preferir poderá consumi-la diretamente da fonte.   Além das piscinas internas, estão disponíveis no Complexo Thermas Iraí, três piscinas externas, sendo uma delas equipada com toboágua. A localização das piscinas é privilegiada e possibilita ao usuário desfrutar de um banho agradável enquanto contempla a bela natureza que contorna o local.

No complexo turístico do Balneário, os turistas podem apreciar a Reserva Florestal Bosque Sagrado, propícia para caminhadas, passeios ciclísticos e um bom lugar para descansar à beira do Rio do Mel. O artesanato e as pedras preciosas também são atrativos do município de Iraí, com destaque para o artesanato indígena confeccionado pelos moradores da Reserva Kaingang. Além dos atrativos na área urbana, também existe grande potencial na área rural, como foco no turismo rural.

Roa das Águas e das Pedras

O município faz parte das Rotas Turísticas “das Águas e Pedras” e “das Gemas e Joias”. A beleza natural de Iraí encanta à primeira vista. A natureza privilegia moradores, visitantes e turistas com magníficas paisagens. Além disso, o município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único e especial.

Rede hoteleira

Iraí apresenta uma vasta rede hoteleira, que oferece acomodações confortáveis e aconchegantes, ampliada com a inauguração do moderno AJ Termas Hotel Iraí.  Na gastronomia, destacam-se os pratos à base de peixe, mas também há opções para todos os gostos, seja para quem quer se deliciar com sabores brasileiros ou de outras culturas. A cidade também apresenta pontos com arquitetura diferenciada, que chamam a atenção e despertam a curiosidade. Para completar, a vasta mata atlântica que circunda o município completa este cenário de cartão-postal.