Publicado em: 12/04/2019

HDP completa 72 anos fortalece a estrutura e amplia o atendimento da população

RS NORTE

Neste dia 12 de abril a Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade Divina Providência de Frederico Westphalen, celebra os seus 72 anos de existência. Uma caminhada repleta de solidariedade, comprometimento, profissionalismo e proteção à vida. A história do HDP foi construída por muitas mãos, que ajudaram a instituição a crescer, se desenvolver, superar desafios e conquistar objetivos importantes para ser o que é hoje: um hospital reconhecido regionalmente.  Fundado em 1947, como instituição Filantrópica, o HDP é  uma entidade credenciada como fornecedora de serviços ao Sistema Único de Saúde, SUS, além de planos de saúde privados e convênios. Atualmente a instituição conta com aproximadamente 180 profissionais ativos, e cerca de 50 Médicos que compõe o corpo clínico.

“A comunidade de Frederico Westphalen e região faz parte da história do HDP. Nós sempre contamos com o apoio de todos os setores da sociedade, que anualmente se mobilizam em prol do hospital. Da mesma forma, sempre estivemos à disposição da população, acolhendo, cuidando, tratando e curando. A missão do HDP é: atuar na assistência hospitalar, cuidando da saúde das pessoas com sustentabilidade. E é essa missão que é executada diariamente em todos os setores, pelos profissionais, pela equipe Médica e pela diretoria.” afirma Roselei Enderle, Diretora Geral do HDP.

Tão importante quanto relembrar a trajetória histórica da instituição, é destacar as conquistas e os avanços que possibilitam ao HDP ser referência em saúde e prestador de serviços em diversas áreas. Em 2019, o HDP apresentou as principais ações realizadas pela Diretoria na gestão 2018/2020, bem como as perspectivas futuras, que viabilizam o desenvolvimento e as melhorias na casa de saúde.

Somente no ano de 2018, o HDP realizou mais de 50 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, urgência e emergência. No mesmo ano, o Hospital recebeu a sua primeira referência ambulatorial, de Cirurgia Geral. A casa de saúde também conquistou a aprovação do projeto de construção para implantar a especialidade de Oncologia. Além disso, o HDP recebeu a liberação do alvará de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI – Adulto), a qual já está pronta e equipada com os mais modernos aparelhos e utensílios para atender aos pacientes com eficiência e excelência.

“Mesmo com a grave crise que atinge a área da saúde em todo país, e especialmente em nosso estado, o Hospital Divina Providência não restringiu nenhum atendimento. Mesmo em um momento difícil, com repasses e incentivos atrasados por mais de quatro meses, mesmo assim nós sempre estivemos prontos para atender e cuidar dos nossos pacientes, porque o nosso compromisso é com a população, e com a saúde de todos”, relata Ayres Rizzi, presidente da instituição. O HDP possuiu mais de 100 leitos de internação,  e plantão 24 horas para urgência e emergência. Ainda, o hospital conta com seis especialidades de sobreaviso: Clínica Geral, Cirurgia Geral, Traumatologia, Pediatria, Obstetrícia e Anestesiologia.

É indiscutível a importância da casa de saúde para Frederico Westphalen, especialmente por ser o único hospital do município. Diversas ações e projetos são feitos em prol do HDP, elaborados pela equipe interna, grupo Amigas do HDP, Administração Municipal e também pela comunidade, como campanha de doação de alimentos, cobertores, lã e linha para confecção de tapetes, jantares beneficentes, ingressos para feijoada e feira do peixe, e entre outros. Toda colaboração e ação voluntária são bem-vindas no HDP, especialmente quando chega para somar e ajuda a fazer do (nosso) Hospital um lugar melhor para todos.