Publicado em: 26/03/2020

FW:  Atividades econômicas poderão ser flexibilizadas, mas quarentena continua por mais dias

O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso disse, na manhã desta quinta-feira, na Luz e Alegria que está sendo programada uma reunião a fim de flexibilizar o funcionamento do comércio, indústria, serviços e outras atividades, após o período de quarentena. “Nada foi definido por hora, quanto a isso e a ordem é isolamento, permanecer em casa e manter empresas fechadas”, disse.

O Prefeito agradeceu a população que entendeu as decisões tomadas e adiantou que ainda neste final de semana serão realizadas reuniões com os integrantes do Comitê da Crise e poderão, em breve, ser tomadas algumas decisões quanto a flexibilizar algumas atividades, sempre evitando aglomeração. A expectativa é que a flexibilização, parcial, seja colocada em prática na próxima semana. Mas neste momento a ordem é o isolamento a fim de evitar a ocorrência do Covid 19.

Ele disse que foi montado o Comitê da Crise, integrado por representantes dos poderes públicos, médicos, HDP e outras instituições e profissionais. “Foram tomadas várias medidas publicadas através de Decretos, como o fechamento de escolas, empresas, além de definições para evitar aglomeração de pessoas a fim de evitar a chegada do Covid 19. Tomamos várias outras medidas, orientando que as pessoas fiquem em casa e percebemos que isso tudo está dando resultado positivo”, disse Panosso.

Ele agradeceu o Complexo Luz e Alegria pelo apoio e participação em todo esse trabalho, inclusive colocando um carro de som conclamando a população para que fique em casa neste período de quarentena.

Panosso mostra-se satisfeito com o resultado negativo, em relação a testes realizados pelo Lacen. “Até agora nenhum caso de Covid 19 temos em Frederico Westphalen e por isso é preciso continuar com a quarentena”, observa. Ele lembrou que além do Covid 19 o município enfrente o problema da estiagem e alertou, ainda, para a necessidade de continuar o trabalho de eliminação do mosquito da Dengue.

Na entrevista conduzida por Celso Santos o Prefeito citou que o Poder Público e HDP se prepararam para receber pessoas contaminadas. Foi melhorada a estrutura de quartos no HDP e se for necessário poderá ser utilizado o espaço da UPA e da Apae. Ele elogiou, ainda, a Câmara de Vereadores  que está antecipando R$ 300 mil a serem utilizado no atendimento da área da saúde. Também anunciou que estão sendo feitas tratativas a fim de adquirir kits de teste rápido em relação ao Covid 19. Afirmou, também que o município não recebeu ajuda do Estado e defendeu a utilização dos recursos do Fundo Partidário na área da saúde. “É inaceitável não utilizar esse dinheiro na área da saúde”, ressaltou.

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Secretaria da Saúde de Federico Westphalen recebeu o resultado de novos dois testes coletados que foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). As duas análises deram resultado negativo. Por isso, Frederico Westphalen continua sem nenhum caso confirmado.
Em Frederico Westphalen, há somente mais um exame aguardando resultado.
Importante
É necessário que as pessoas permaneçam em suas casas e não haja aglomerações, para evitar qualquer possibilidade de disseminação do coronavírus. Os Decretos nº 40 e nº 42 estabelece normas e determina a suspensão de atendimentos ao público em repartições públicas e no comércio. O decreto pode ser lido no site da prefeitura, em www.fredericowestphalen-rs.com.br.