Publicado em: 15/02/2019

Frederico em Luz 2018 rende acréscimo de aproximadamente 30% nas vendas do comércio

Mais de 80 mil pessoas participaram das atividades natalinas do Frederico em Luz 2018. Essa é a estimativa da Comissão Central do evento que avaliou o público visitante entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro. A programação cultural contou com várias atrações locais como os espetáculos “Árvore Cantante: uma mensagem muito especial” e “A Fábrica de Sonhos”, Natal Tchê, Natal Gospel, apresentação de projetos do município, da Etnia Alemã, Orquestra Assembleia de Deus e Coral da URI, Corais Vozes ao Alto, Desfile Natalino e o grande show com o gauchinho Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids.

O Papai Noel também marcou presença em Frederico Westphalen e esteve com sua casa de portas abertas, na praça da Matriz, onde recebeu crianças de toda a região. O Frederico em Luz 2018 teve como palco principal a praça da Matriz, onde foi concentrada grande parte da ornamentação e das atividades mas a cidade foi embelezada com a ornamentação natalina desde o trevo de acesso à diversas ruas e avenidas, como as ruas do Comércio, Maurício Cardoso e Monsenhor Vitor Batistella.

Para a coordenadora da comissão central do Frederico em Luz 2018, primeira dama Sirlei Panosso, a edição 2018 superou as expectativas. “Mais uma vez conseguimos fazer um belíssimo Frederico em Luz. Por meio de trabalho voluntário, proporcionamos a magia do natal para a comunidade frederiquense e aos visitantes de outras cidades e Estados”, destacou.

Pesquisa de satisfação é aplicada no comércio e online

Após a realização do Frederico em Luz de 2018, a Administração Municipal encaminhou uma pesquisa a diversas lojas de Frederico Westphalen para compilar a opinião do público sobre o evento. No comércio, o Frederico em Luz obteve 97,18% de aprovação quando questionados sobre o período de duração do evento. Já quanto a ornamentação, três locais se destacaram ao atingir 100% de aprovação: Rua do Comércio, Praça da Matriz e a Catedral Santo Antônio. Além disso, as outras vias do município (Maurício Cardoso, Arthur Milani, além do Trevo de Acesso à cidade) que também receberam ornamentação tiveram avaliação superior a 97%.

Os comerciantes ainda apontaram na pesquisa que o evento representou um acréscimo significativo às vendas durante o período de realização: em média, 30% de comercialização nas lojas em que a pesquisa foi feita. Além disso, também foi aplicada uma pesquisa de opinião pública de forma online, aberta à comunidade. Ao todo, o acesso às lojas obteve uma avaliação positiva (muito bom ou bom) de 90,2% das respostas registradas, enquanto, a ornamentação recebeu uma avaliação muito boa ou boa de 94,7% das respostas. Já sobre os eventos, 87,7% das avaliações foram registradas como muita boas ou boas, sendo que, ao serem questionados sobre qual é foi a melhor atração do evento, o Desfile Natalino obteve 50,4% das respostas, enquanto o Natal Gospel, obteve 22,1%. O Espetáculo “A Fábrica dos Sonhos” e o show com Thomas Machado também estiveram entre os mais mencionados pelo público, com 6,2% cada.

Em todas as pesquisas havia um espaço disponível para que cada um pudesse emitir a sua opinião sobre possíveis melhorias nas próximas edições do Frederico em Luz. Todas as opiniões serão avaliadas de maneira interna pela Comissão Central do evento, para tornar, já no próximo ano, um Frederico em Luz ainda mais brilhante. O prefeito José Alberto Panosso destacou que o trabalho foi realizado para que o comércio também fosse beneficiado durante o evento.

– O Frederico em Luz é um evento que já está no calendário regional. Recebemos pessoas de várias cidades, por isso, organizamos a ornamentação para que todos pudessem aproveitar a beleza do nosso município. Com essas visitas, além de movimentar a economia de Frederico Westphalen, confirmamos ainda mais que não é possível um natal sem o Frederico em Luz – ressaltou.