Publicado em: 16/07/2020

Foz do Chapecó destina recursos para projetos sociais da região

A Foz do Chapecó Energia vai destinar recursos via leis de incentivo fiscal para sete projetos sociais. Participaram desta etapa seleção, 35 propostas que foram cadastradas no site da empresa até 30 de junho. O valor total a ser distribuído nesta fase é de R$ 360 mil.

Por ano, a empresa realiza duas etapas. A primeira em julho e, a segunda, em novembro. Para participar, os projetos que são propostos por empresas associações ou pelos próprios municípios devem estar aprovados em alguma das leis de incentivo: Cultura, Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência, Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).

A seleção é feita por uma comissão interna que dá prioridade para projetos desenvolvidos nos 14 municípios da área de influência da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. Entre os quesitos avaliados está a importância para a comunidade e a sustentabilidade da proposta. “Devido à pandemia, o número de propostas foi bem menor que nos outros anos. Aguardamos que neste segundo semestre o cenário se restabeleça e possamos destinar recursos para mais projetos e contribuir com o desenvolvimento da região e a inclusão social, principalmente de crianças e jovens”, explica o diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo.

Projetos selecionados:

Cultura:

Gibiteca nas escolas – montagem de estrutura e destinação de revistas em quadrinhos para 10 bibliotecas escolares de municípios abrangidos pela usina.

Fundo para a Infância e da Adolescência:

CRAS/ Paial – equipamentos para sala de apoio multifuncional para atendimento de pessoas com necessidades especiais.

CRAS/Paial – equipamentos e utensílios para a cozinha do centro.

Adevosc/Chapecó – projeto Prática Inovadora na Estimulação Visual Prevendo a Habilitação e/ou Reabilitação da Criança e Adolescente com Deficiência Visual

Núcleo de Inclusão Social/Itatiba do Sul – manutenção das atividades do contraturno escolar, desenvolvidas de forma alternativa, mesmo em período de isolamento social.

Fundo do Idoso:

Melhor Idade Ativa/Itatiba do Sul – aquecimento das piscinas que servem para aulas de natação e hidroginástica a população idosa do município

Melhor Idade Produtiva/Itatiba do Sul – compra de máquinas de costura, material e qualificação para renda extra de idosos no município.