Publicado em: 21/05/2019

Farmácia Mais Perto facilita acesso a medicamentos

(Foto: João Henrique Pazuch)

Com a unidade móvel que leva medicamentos aos bairros e distritos do interior, o programa Farmácia Mais Perto, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou 5.460 atendimentos entre janeiro e abril de 2019. A facilidade do acesso possibilita que a população possa seguir o tratamento de maneira segura e orientada. Para dois moradores do bairro Jerônimo Coelho, o programa mudou a realidade. “A farmácia aqui é melhor porque antes a gente sempre tinha dificuldade de pegar no centro, por isso é muito bom”, afirma Davi Duarte da Silva. Para o vizinho Alberto Alves, o programa é “muito joia, tudo de bom”.
Além de fornecer o medicamento, o programa também auxilia a população no uso racional dos medicamentos, com a proposta de fazer um acompanhamento com os pacientes, especialmente os mais idosos e aqueles em situação de vulnerabilidade. Com isso, é possível promover o uso correto e a regularidade no tratamento contínuo.
Em 2019, o programa completou 5 anos com 87.900 atendimentos.

Como funciona o programa
O Programa Farmácia Mais Perto leva medicamentos à população nos bairros e no interior do município, permitindo que o usuário tenha acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. Na busca de garantir que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) possa utilizar os remédios prescritos, o programa contribui efetivamente para que o índice de qualidade em saúde seja elevado, no controle de doenças e evolução de tratamentos.

O programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Diariamente, o veículo adaptado percorre um ponto da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade. Informações sobre o cronograma de atendimento e participação do programa podem ser esclarecidos com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.