Publicado em: 14/02/2020

Falta de chuva: Frederico Westphalen poderá sofrer racionamento

Barragem da Corsan no Rio Pardo que é alimentada com água trazida de Seberi

NOTA DA CORSAN/FW

“A Companhia Riograndense de Saneamento-CORSAN, informa que devido à estiagem, está na iminência de racionar a distribuição de água nos municípios de Frederico Westphalen e Caiçara. O nível  no Rio Pardo está muito abaixo, fazendo-se necessário a captação no Rio Fortaleza, desde o dia 22/12/2019.

Na noite do dia 11/02, houve problemas mecânicos, ocasionando parada no bombeamento por 12 h. Já no dia 12/02, faltou energia por 6h.

O reabastecimento será normalizado de acordo com o aumento do nível da barragem do Rio Pardo. Salienta-se ainda, que o consumo de água, deve ser racional”. (Corsan / Frederico Westphalen).

Situação se agrava com o passar dos dias sem chuva forte

A falta de chuvas fortes, com precipitações superiores a 100 milímetros, está causando sérias dificuldades para a Corsan manter normal o fornecimento da população local e de Caiçara. Não bastasse a redução drástica da vazão do Rio Pardo, de onde ocorre a captação em situação de normalizada, o Rio Fortaleza, em Seberi também está com o nível baixo.

No caso de Seberi, além da falta de chuva e baixo nível de água, muitos produtores rurais estão retirando água do manancial para irrigar lavouras. A Corsan está atenta ao caso, pois a prioridade é abastecer a população, mesmo que ses produtores tenham licença para captar água.

Por outro lado, devido a problemas mecânicos no recalque do rio Fortaleza, em Seberi, que auxilia no abastecimento da cidade de Frederico Westphalen e Caiçara, alguns bairros de FW estão com a interrupção dos serviços da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

O problema já havia ocorrido na quarta-feira, 12, sendo resolvido pela companhia, mas na manhã desta quinta-feira, 13, voltou a ocorrer. Ainda, segundo a equipe da Corsan, a chave que havia desativado já foi religada, porém, a previsão é de que a comunidade deve voltar a receber água por volta das 17 horas desta quinta-feira.   Mas segundo a Corsan a água demora a chegar até a barragem do Rio Pardo, já que de Osvaldo Cruz corre pelo leito do rio. A normalização no fornecimento deve ocorrer na madrugada desta sexta-feira.

Em razão da estiagem dos últimos meses, a Companhia Riograndense de Saneamento pede que a comunidade atente para o consumo consciente de água, evitando desperdícios, para garantir o abastecimento da população. Não está descartado o racionamento de água em Frederico Westphalen.

Qualquer dúvida, a Corsan disponibiliza o número 08006466444.