Publicado em: 30/07/2020

Empresa responsável pela obra do Aeroporto tem até dia 10 de agosto para apresentar projeto

Créditos: Alex Borgmann

A região aguarda ansiosa o início das obras de reformo no Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo. Desde o final de 2018, o consórcio das empresas Traçado Construções e Serviços Ltda. e Engelétrica foi declarado vencedor do processo de licitação. Porém, uma série de dificuldades impediu que a obra pudesse sair do papel, mesmo com dinheiro garantido de aproximadamente R$ 43 milhões. O principal problema era com relação ao pavimento que será utilizado na pista de pouso e decolagem.

O anteprojeto previa um tipo de base deste pavimento e revestimento (asfalto), porém a empresa responsável propôs no projeto final outro material, o que só seria aceito pelo Estado com a redução do valor no custo da obra, mas garantindo a qualidade. No entanto, este impasse chegou ao fim no mês de junho deste ano, quando a empresa informou o Governo do Estado que realizaria a obra conforme o projeto previsto no edital de licitação.

Em nota a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão informou que o consórcio vencedor da licitação está realizando uma sondagem da pista de pouso e decolagem. Segundo a nota, o objetivo é subsidiar a elaboração do projeto básico, que deve ser entregue até o dia 10 de agosto. A partir disso, a Secretaria de Aviação Civil avaliará o conteúdo para liberar o início dos trabalhos.

Falando na Uirapuru o Secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, afirmou que o Governo do Estado está fazendo todas as ações possíveis para garantir o cumprimento dos prazos. Reiterou que a empresa responsável já está executando as obras de sondagem da pista de pouso e decolagem e os projetos que serão elaborados deverão serem entregues até o dia 10 de agosto. Conforme o secretário, a data em agosto foi colocada como prazo limite, no intuito que não é mais possível postergar a situação.
Informações da Rádio Uirapuru