Publicado em: 29/04/2018

EXPOFRED: Emater/RS-Ascar apresenta modelo de silo secador de grãos

Marcela Buzatto/EMATER

O modelo de silo secador de grãos para a propriedade rural, uma solução simples e de baixo custo, é uma das temáticas que está atraindo mais visitantes no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expofred 2018. Até terça-feira (01/05), os produtores e interessados em conhecer a estrutura e seu funcionamento podem visitar o espaço montado no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, em Frederico Westphalen.

O espaço destinado para essa temática apresenta o silo para secagem e armazenagem de grãos modelo Emater/RS-Ascar, padrão que possibilita o armazenamento de grãos e a fabricação de ração nas propriedades dos agricultores familiares. O espaço conta também com uma máquina de pré-limpeza e simula uma pequena fábrica de ração, todas interligadas.

A equipe da Emater/RS-Ascar está no local orientando os visitantes sobre as vantagens de construir um silo na propriedade rural. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Maicon Bisognin, o objetivo do silo é proporcionar a secagem e a armazenagem de grãos na propriedade rural, para manter a qualidade dos produtos, as propriedades nutritivas, e diminuir as perdas, garantindo ao produtor redução de custos e maior lucratividade. “As vantagens dos silos secadores é que ele proporciona autonomia ao produtor, que pode manter os grãos na propriedade. Da mesma forma, reduz as perdas qualitativas, pois o grão é secado com ar, o que mantém as qualidades físicas e nutricionais do produto. Reduz perdas, e evita frete. A nossa região tem apenas 20% da capacidade de armazenagem de grãos, então para o produtor rural a opção do silo secador na propriedade é uma excelente alternativa, de baixo custo e que agrega valor à produção”, explicou Bisognin.

A Emater/RS-Ascar vem trabalhando para disseminar essa alternativa entre os produtores rurais. “Essa é uma área que está crescendo na região. Temos acompanhado muitos produtores e a demanda por essa alternativa só aumentou em todos os municípios da região”, salientou o agrônomo. Para o produtor rural o silo secador pode ser financiado pelo Pronaf Mais Alimentos, com pagamento em dez anos. A Emater/RS-Ascar elabora o projeto técnico e realiza todo o acompanhamento da propriedade, prestando a Assistência Técnica que o produtor rural necessita. Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen/Jornalista Marcela Buzatto