Publicado em: 04/09/2019

Eleitores começam a votar em prioridades regionais em processo que vai até sexta

Ascom SGGE

Organizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), a Consulta Popular já movimenta os gaúchos. Nesta quarta-feira (4/9), na votação via internet ou em postos pelo Estado, quase 35 mil pessoas haviam participado até as 17h.

Esta quarta, a quinta (5/9) e a sexta-feira (6/9) são os dias para eleitores elegerem as prioridades regionais. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

O enfoque da Consulta Popular 2019 é o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outros.

– A grande diferença deste ano é que nós focamos nos planos de desenvolvimento regional de cada um dos 28 Coredes. Nos últimos anos os Coredes fizeram seus planejamentos estratégicos priorizado desenvolvimento econômico, infraestrutura, ciência e tecnologia e energia. Nós queremos focar os recursos da consulta popular com os planejamentos de cada região. Ao meu ver isso é muito positivo porque aquilo que foi discutido na região agora vai ter subsídio e apoio da consulta popular para ser realizado – disse Claudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica.

Antes da eleição, a SGGE realizou 56 assembleias regionais com os Coredes para definir os projetos a serem votados pela população. Ao todo, 97 serão disponibilizados nas cédulas de votação e o cidadão poderá escolher apenas um. Destes, 42 serão eleitos pela população. Neste ano serão R$ 20 milhões divididos nas 28 regiões dos Coredes.