Publicado em: 15/07/2019

Dr. Diego Dozza fala na Rádio Luz e Alegria

Dr. Diego Cassol Dozza, neurocirurgião de Passo Fundo concedeu entrevista à Rádio Luz e Alegria no final da manhã desta segunda-feira,15. Ele abordou vários assuntos da sua área de atuação. Ele destacou os avanços em relação aos tratamentos e procedimentos que tragam qualidade de vida e saúde para as pessoas. Ele citou procedimento para o tratamento da dor realizado recentemente no Hospital São Vicente de Paula (HSVP) de Passo Fundo. A técnica utilizada foi a implantação de um neuroestimulador medular chamado Intellis.
Conforme Dozza, a indicação desse procedimento é para pacientes que apresentam dor neuropática, como a que ocorre na hérnia de disco, permanência de dor após cirurgia de coluna e nas chamadas dores mistas. “A função do neuroestimulador é criar um bloqueio da dor através do mecanismo de “gate control”, ou seja, cria um estímulo como se fosse um formigamento ou pressão que faz com que a dor seja “mascarada””, explica o especialista, evidenciando que a técnica é utilizada no momento em que ocorre falha do tratamento clínico com medicações e fisioterapia. “Utilizamos a técnica quando não há uma causa cirúrgica específica que necessite ser corrigida. Os benefícios são poder realizar várias programações através de um “tablet” (programador) sem ter que reintervir no paciente, ocorrendo através de uma comunicação Wifi”.

Entrevista na LA

O procedimento foi realizado pela primeira vez no Hospital São Vicente, pelo neurocirurgião, com o auxílio do ortopedista especializado em dor, Dr. Nilvio Severo, que veio de Porto Alegre a convite de Dozza, já que é um dos cirurgiões com maior experiência no assunto e também, participou de um MiniMeeting com médicos e fisioterapeutas para difundir e discutir a nova tecnologia. “Após o procedimento nos reunimos com outros profissionais para explicar e falar sobre os benefícios, aplicação e resultado do procedimento”.
Sobre o neuroestimulador Intellis, Dozza ressalta que este tem uma tecnologia inovadora que se adapta ao movimento da pessoa, trazendo maior conforto e menos necessidade da troca de programação para cada posição adquirida, como ocorria nos modelos anteriores. “A recuperação do procedimento é rápida, podendo receber alta em um ou dois dias. Logo após o término da cirurgia o gerador Intellis é ligado e mantido em um protocolo inicial de funcionamento. Posteriormente é realizado um mapeamento do paciente para saber qual o melhor programa a ser utilizado. Isto é individualizado e trocado sempre que necessário”, esclarece.
Ainda, o controle da dor do paciente é também auxiliado através da geração de relatórios que o gerador implantado envia ao médico, de modo, a mudar de uma dor subjetiva para um controle e gerenciamento objetivo da dor.
Indicação do procedimento
A técnica, de uma forma geral, é utilizada em pacientes com dor crônica do tipo neuropática ou dor mista. Pode ser realizada por um neurocirurgião ou ortopedista, que tenha conhecimento sobre dor crônica e tenha treinamento com essa técnica. Os especialistas em dor como reumatologista e fisiatra, além dos fisioterapeutas podem indicar o profissional quando for preciso.

Locais de atendimento do Dr Dozza:

Passo Fundo – Rua Teixeira Soares 885, sala 1001, tel (54) 3622-2989/3622-2990

Palmeira das Missões –  Avenida: Independencia.  Número:1270/  Sala:306

Centro Tel (55) 3742-4909

Frederico Westphalen – Clínica Raimed, Rua Tenente Portela 435, tel (55) 3744-3100

CENTRAL DE NOTÍCIAS

CENTRAL DE NOTÍCIAS

Publicado por Rádio Complexo Luz e Alegria em Segunda-feira, 15 de julho de 2019