Publicado em: 17/01/2020

Depois de anos de espera a UTI do HDP está funcionando

AU/DIVULGAÇÃO

Finalmente começou a funcionar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divina providência (HDP) de Frederico Westphalen. Depois de anos de tratativas, busca de recursos, credenciamento e por fim a contração dos profissionais de saúde, a UTI iniciou o atendimento. Nesta quinta-feira foi confirmado o atendimento, na nova estrutura, de dois pacientes.

A UTI conta com 10 leitos  de terapia intensiva.

Tanto o prefeito José Panosso, como o presidente do HDP, Ayres Rizzi confirmaram que em poucos dias haverá um ato de inauguração oficial da nova estrutura do hospital que atende pacientes de toda a região, 90 por cento via Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com todo o grupo de profissionais, desde intensivistas, plantonistas e dezenas de outros profissionais.

Panosso e Rizzi destacam a importância da UTI e já projetam o início, em breve, das obras do novo sistema de tratamento do esgoto do hospital e, paralelamente, das obras do Setor de Oncologia. Além disso, informa a Administração Municipal, estão sendo encaminhados os procedimentos legais e técnico para que seja aberta a Unidade de pronto Atendimento (UPA) localizada no Bairro Fátima.

A UTI foi credenciada no dia 27 de junho deste ano

UTI é a Unidade de Terapia Intensiva existente nos hospitais e destinada ao acolhimento de pacientes em estado grave com chances de sobrevida, que requerem monitoramento constante (24 horas) e cuidados muito mais complexos que o de outros pacientes.

UTI é a sigla para Unidade de Terapia Intensiva ou Unidade de Tratamento Intenso (UTI) de um hospital. Normalmente, as UTI’s são dotadas de sistema de monitorização contínua, que atende pacientes em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos.