Publicado em: 11/11/2019

Década da Agricultura Familiar mobiliza Assembleia Legislativa

AL/DIVULGAÇÃO

O lançamento no Rio Grande do Sul da Década da Agricultura Familiar 2019-2028 mobilizou cerca de 150 pessoas entre agricultores familiares ligados à Fetag, lideranças e deputados estaduais em ato coordenado pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) nesta segunda-feira (11), em Porto Alegre. Autor da iniciativa, o parlamentar destacou o objetivo da Década, instituída pela ONU, de valorizar a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

O deputado acrescentou que uma agricultura familiar forte é fundamental para a luta contra a fome, que atinge 11% da população mundial, e contra obesidade, que afeta 25% das pessoas no planeta. Contudo, enfatizou, entre os desafios estão políticas públicas de fomento, apoio aos jovens, fortalecimento de organizações de agricultores e inovação.

“Temos muito trabalho pela frente, especialmente em nosso país, onde, após décadas de apoio e estímulo que resultaram em crescimento, expansão e modernização, a agricultura familiar está sendo deixada em segundo plano por vários governos.”

Entre os participantes, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, diretores da Federação e o secretário Geral da Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), Alberto Broch, o superintendente do Ministério da Agricultura Bernardo Todeschini e o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala del Campo, que falou sobre os desafios mundiais para produzir alimentos saudáveis, em sistemas sustentáveis e de forma inclusiva.

Paralelamente ao evento, na antessala do Plenarinho, aconteceu uma exposição de produtos como verduras, frutas e grãos seguida de uma degustação, onde convidados puderam experimentar alimentos produzidos pelas propriedades familiares gaúchas, como queijos, copa, geleias e sucos.

Com o apoio de 106 países, a Década da Agricultura Familiar foi lançada mundialmente pela ONU na Itália, e no Brasil, em setembro, numa proposição do deputado Heitor Schuch (PSB). Até o final deste ano, devem ser promovidos eventos de divulgação pelo país. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a lançar a Década