Correio do Povo promove seminários de tecnologia e gestão de negócios

Social
Tags

Alina Souza/CP

Mais de 50 pessoas participaram do seminário de tecnologia promovido, na tarde desta quinta-feira, pelo Correio do Povo. Os participantes representaram 26 empresas fornecedoras do jornal que aproveitaram as cinco palestras realizadas pelos patrocinadores do seminário. Os assuntos abordados representaram diversas vertentes da tecnologia, como a computação por nuvem, as plataformas digitais, a gestão da Tecnologia da Informação (TI), entre outros. O seminário ocorreu como uma oportunidade de geração de negócios e relacionamentos, além da necessidade de criação de produto em tecnologia.

O gerente de TI do jornal, Rafael Brilhante, relatou que, além da apresentação de produtos e negócios, o evento se propôs a avançar no conhecimento sobre temas de interesse mútuo das empresas e confirmar o potencial na criação de negócios. “Quando fomos levar isso para os fornecedores, a aceitação foi sensacional. Quando se começou a vender a ideia, eles mesmos começaram a nos mostrar carências onde poderíamos entrar. Ele surge para gerar negócios, e está gerando em uma proporção muito maior do que a imaginada”, afirmou o gerente.

A importância da TI nas empresas é demonstrada na melhora da performance em áreas como a gestão, o planejamento e inúmeros processos que estão inseridos na rotina empresarial. O valor das ferramentas tecnológicas também é revelado na evolução constante das mesmas e na tendência de informatização de conteúdos. Com isso em vista, a escolha dos assuntos abordados no evento foi realizada através da capitalização de interesses dos participantes.

“Estamos trazendo assuntos de tecnologia, como computação em nuvem, tecnologia de telefonia, de operadoras de telefonia, como serviços de voz e internet, e também temos um ponto interessante que é a gestão de Tecnologia da Informação (TI), em gestão de contratos e de custos”, contou Brilhante.

A gestão, inclusive, foi um dos temas destacados no evento, principalmente, pela necessidade de equilíbrio entre a infraestrutura e o custo. “Ao se falar em tecnologia, se pensa muito na parte de infraestrutura: em como funciona a internet, o link, etc. Mas a gente não pensa quanto isso custa. Hoje é um valor bem expressivo dentro das despesas da empresa”, ressaltou o gerente de TI. No seminário, o tema “Estratégias de redução de riscos e custos em TI” foi apresentado por Adriano Nepomuceno, da SoftwareOne.

A computação por nuvem foi abordada por Guilherme Castro, Cynthia Bitello e Eduardo Bitello, da ACEM Telecom, através da palestra “Cloud Computing, Rede corporativa e Transparência na Gestão de Contratos”. “A relevância das plataformas digitais para os negócios” foi abordada por Aline Deparis, da Maven.

O evento ainda contou com o tema “O cenário das telecomunicações”, apresentado por Cristiano Gomes, da NVOX Telecom, enquanto “A Nova Era das Centrais Telefônicas” foi o assunto de Francis Silveira, da Opens.

Jornal com Tecnologia 

Correio do Povo realizou o lançamento do Jornal com Tecnologia, nesta quinta-feira, que trata sobre smarthphone, aplicativos e redes sociais. A plataforma também integra o universo da Tecnologia da Informação, que organiza e cria sistemas de aperfeiçoamento tecnológico dentro das empresas.