Publicado em: 14/08/2020

Conselho de Turismo retoma as atividades em Palmeira das Missões

Com o objetivo de promover ações voltadas ao fortalecimento do setor, Palmeira das Missões reativou o Conselho Municipal de Turismo (CMTUR). Nesta semana foram dados os primeiros passos para colocar em prática um projeto amplo na cidade, que completou 145 anos em maio, e que, por lei estadual, é oficialmente o ‘berço da erva-mate’.

O presidente do CMTUR, Tiago Zardin Patias, disse que uma das primeiras definições e encaminhamento é a retomada da elaboração do inventário turístico de Palmeira das Missões com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que possui um campus na cidade. “Também será colocado em prática o projeto Roteiro Turístico Berço da Erva-Mate – História e Cultura, com a utilização de recursos já liberados pelo governo estadual, obtidos através da Consulta Popular”, observa.

Patias informou que nos próximos dias será aberto o processo licitatório e que estão disponíveis R$ 74,9 mil, sendo R$ 67,4 mil da Consulta Popular e mais 10 por cento da contrapartida do município.

A meta é implementar um roteiro turístico que valorize a história e cultura palmeirense. O trabalho será executado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em conjunto com o CMTUR, a UFSM Palmeira e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empregos. “Evidentemente que existe a necessidade da realização de uma campanha para que as empresas e outras entidades que tenham relação com o turismo, por exemplo, hotéis, restaurantes e, bares façam o cadastro no CADASTUR do Ministério do Turismo, sendo uma importante ferramenta pública, que disponibiliza recursos financeiros subsidiados pelo governo federal”, detalha Patias.

O prefeito Eduardo Russomano Freire afirma que a retomada do trabalho do conselho é de fundamental importância. “Palmeira das Missões tem uma história maravilhosa nas mais diversas áreas, entre as quais o turismo e a cultura”. Ele lembra que a cidade realiza anualmente o Carijó da Canção Gaúcha, um dos maiores festivais da música nativista.
CORREIO DO POVO