Cidade japonesa se torna exemplo em reciclagem de lixo

Social
Tags
Lixo - Kamikatsu, a cidade que aproveita quase todo o lixo que faz. Imagem Google

Lixo – Kamikatsu, a cidade que aproveita quase todo o lixo que faz. Imagem Google

Localizada na divisa de Tokushima a pequena cidade de Kamikatsu separa o seu lixo em 45 categorias diferentes para que ele possa ser reciclado e reutilizado.

A cidade considerada “lixo quase zero” ficou conhecida no Japão em 2015, quando um documentário sobre reciclagem foi divulgado na internet. Este é  um assunto importante que preocupa ambientalistas do mundo todo ( lixo ).  Turistas e estudantes estrangeiros começaram a visitar Kamikatsu, afim de entender melhor o conceito de reciclagem adotado pelos moradores da cidade.

Tokushima, classificam e reciclam seus resíduos em 34 categorias designadas, descascando etiquetas e removendo as tampas de garrafa.

A cidade anunciou em 2003 que, até 2020, deixará de gerar resíduos, como seu objetivo “zero desperdício”. Atualmente, recicla ou reutiliza quase 80% de seus resíduos não-orgânicos, muito acima da média nacional japonesa de cerca de 20%, segundo a cidade.

Na estação de resíduos de Hibigaya, o único local de coleta de resíduos da Kamikatsu, há dezenas de cestas para coleta de latas de aço, latas de alumínio, garrafas de vidro marrom, tampas plásticas e pacotes de papel entre outros itens de lixo.

A estação também abriga uma loja onde os moradores da cidade podem deixar objetos que eles não usam mais e levar para casa o que quiserem de graça.
Ficarei feliz se o modelo Kamikatsu se espalhar pelo mundo”, disse Akira Sakano, 28, que chefia a organização sem fins lucrativos Zero Waste Academy, que opera o local de coleta de lixo.

Fonte: IPC