Publicado em: 12/05/2019

Chuvas causam transtornos em Frederico Westphalen

SEC. OBRAS

Os 152 milímetros de chuvas – conforme registro do Corpo de Bombeiros – verificados neste sábado em Frederico Westphalen, no Noroeste do Estado, causaram estragos na cidade e interior do município. Na RSC 150, zona urbana do município, dezenas de toneladas de terra, pedras e árvores caíram sobre a pista, exigindo intenso trabalho da Secretaria de Obras, que utilizou uma carregadeira e caçamba na retirada do material. Segundo o secretário de Obras do município, Valmor Pavan, o trânsito de veículos segue em meia pista no local: “Não foi retirado todo o entulho que caiu de uma encosta e foi feita a sinalização”, disse. Pavan afirma que existe o temor que ocorra novos deslizamentos diante do solo encharcado após as intensas chuvas que caíram durante todo o sábado.

A precipitação provocou forte correnteza na ERS 591, arrastando terra e pedras sobre a pista. “Na zona rural foram registrados danos em pontes e pontilhões e muitas danos nas estradas de chão batido, situação que será melhor avaliada neste domingo”, informou Pavan. O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen foi chamado para auxiliar uma família que ficou ilhada na Localidade de Pardinho, depois que o rio Pardo transbordou. No final da tarde a família retornou para sua residência. Os bombeiros também se deslocaram o município de Caiçara, onde no distrito de Ipuaçú famílias tiveram que sair de casa em função de alagamentos.

Região

Em vários outros municípios da região Norte do Estado a chuva causou prejuízos. Em Barra do Rio Azul, o rio que dá nome ao município e que corta a cidade, transbordou, provocando alagamentos em vários locais. Ainda na região, em Goio-Em um poste de energia caiu sobre a pista da RSC 480. Já em Três Arroios o Rio Napoleão transbordou e alagou áreas da Linha Santa Cruz. No início da noite a intensidade da chuva diminuiu.

(Com informações do CORREIO DO POVO).