Publicado em: 23/05/2020

Chuva dá fim à estiagem em Frederico Westphalen e região

Com a volta da chuva e o fim da estiagem, o clima entre os agricultores e a população em geral de Frederico Westphalen e região é de satisfação. Foram registrados entre 140 a 150 milímetros de chuvas nos últimos dois dias, o que garante a normalidade da umidade do solo, o início da recuperação da vazão de rios e fontes de água.

Segundo o presidente da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), Élio Pacheco, a falta de chuva preocupava os agricultores em geral em razão, especialmente, das dificuldades de produção de pastagens e também quanto aos problemas de abastecimento de água de muitas famílias e dos rebanhos suínos e bovinos. “Felizmente voltou a chover a a partir de agora as coisas se encaminham da melhor forma possível”, observa.

Pacheco informou que diante da falta de chuva foram registradas dificuldades no desenvolvimento de pastagens e isso ocasionou uma redução de 13 por cento na produção de leite. Os municípios da região do Médio Uruguai, assim como em outras regiões, decretaram situação de emergência por causa da falta de chuva. Outro fator que preocupa é a pandemia do coronavírus, o qual afetou mais as atividades comerciais, da indústria e prestação de serviços. O Covid-19 ainda causa muita preocupação e incerteza entre a população.

Quanto à temperatura, neste domingo deve situar-se na faixa dos 8 graus. A temperatura cai na segunda-feira, ficando na mínima em 4 graus. Não há precisão de chuva para os próximos dias. guai, assim como em outras regiões, decretaram situação de emergência por causa da falta de chuva. Outro fator que preocupa é a pandemia do coronavírus, o qual afetou mais as atividades comerciais, da indústria e prestação de serviços. O Covid-19 ainda causa muita preocupação e incerteza entre a população.