Publicado em: 19/03/2018

Chegada de Lula a Bagé é marcada por protestos contra e a favor do ex-presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à região da Campanha, por volta das 10h30min desta segunda-feira. Ele desembarcou no aeroporto de Bagé, primeira das 11 cidades gaúchas que ele percorrerá durante a “Caravana Lula pelo Brasil”. Cerca de 150 pessoas, a maioria ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), esperavam o ex-presidente em frente a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Manifestantes favoráveis e contrários a Lula foram separados por um cordão do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar no acesso à Universidade. Representantes de produtores rurais, do comércio e da indústria realizaram um protesto contra a passagem de Lula pelo município. Eles estacionaram tratores e caminhões na rótula de acesso à Unipampa com cartazes com mensagens pejorativas ao ex-presidente. Um boneco inflável representando Lula foi vestido com roupas de presidiário e colocado dentro de uma área representado uma cadeia.

Em frente a Universidade, o ex-presidente subiu em um caminhão para falar aos apoiadores. Lula criticou quem se manifestou contra ele. “Essas pessoas deveriam ter feito protesto quando nós viemos criar a universidade. Neste país, a elite nunca quis que o povo mais pobre tivesse acesso à educação. Eu não acredito que exista a possibilidade de que um país do mundo seja competitivo do ponto de vista tecnológico e econômico sem investimento na educação”, disse.

O ex-presidente segue à tarde para Santana do Livramento, onde se encontrará, por volta das 15h30min, com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

Fonte:Carlos Machado/Rádio Guaíba