Publicado em: 02/04/2019

Cerca de 500 pessoas já foram multadas pela lei que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em via pública em Passo Fundo

DIVULGAÇÃO

Desde que entrou em vigor, em julho de 2017, a Lei nº 5.240, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, já aplicou cerca de 500 multas. A penalidade foi aplicada às pessoas que desrespeitaram a norma e que foram flagradas nas fiscalizações realizadas pela Secretaria de Finanças, Secretaria de Segurança Pública e Brigada Militar. A lei foi criada pela Câmara de Vereadores e cabe ao Município aplicá-la.

“A lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos é um dispositivo legal que veio somar e facilitar ações de fiscalização da Prefeitura de Passo Fundo e Brigada Militar”, destaca o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa. De acordo com ele, mesmo com as atividades que conscientização, as pessoas ainda precisam entender que é preciso cumprir a lei: “o processo não é rápido. É lento. E normalmente as pessoas precisam sentir no bolso para acreditar que realmente existe uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos”, completa.

Entretanto, segundo o secretário, muito já se avançou. Gonçalves ressalta que: “comparando hoje com o período antes da lei, houve uma grande melhoria. Mesmo que haja consumo, quando existe ação dos órgãos afins observa-se que as pessoas ficam inibidas em fazer o consumo”. Conforme o fiscal Jorge Pires, nos momentos de abordagens a grande maioria das pessoas demonstra ter conhecimento da existência da lei. “As abordagens são tranquilas. E acredito que cerca de 90% das pessoas têm conhecimento sobre a lei. Quando desconhecem são, na maioria, estudantes que vêm de outras cidades”, afirma.

Casos em que há permissão:

– para eventos realizados em locais públicos mediante prévia autorização da administração pública;

– na região de domínio de bares, quiosques, lanchonetes, restaurantes e casas de evento, compreendendo as áreas de atendimento destes estabelecimentos nos limites determinados pelo poder público.

Onde é proibido consumir bebidas alcoólicas:

– em parques

– em praças

– nas ruas

– nos logradouros

– nos espaços onde o dever de manutenção é da administração pública

O que acontece quando descumprir a lei?

Nestes casos será apreendida a bebida e confeccionado o auto de infração. Poderá também ser aplicada multa de 50 UFM (Unidade Fiscal Municipal) na primeira autuação, de 100 UFM na segunda autuação e de 150 UFM na terceira autuação.