Publicado em: 13/03/2019

Atividades de recepção aos calouros marcam a Semana da Calourada no campus de Palmeira das Missões

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Os primeiros dias deste semestre têm sido de muita integração e adaptação dos calouros e calouras que ingressam no campus da UFSM de Palmeira das Missões. Através da Semana da Calourada da UFSM, que tem como tema “A Universidade se pinta de povo”, diversas atividades estão sendo realizadas pelo DCE, diretórios acadêmicos e direção da unidade de ensino. Durante toda semana, os acadêmicos se encontram na Central da Calourada, montada em frente ao Quiosque dos Estudantes, para se conhecerem e trocarem informações sobre a universidade.

Ubiraja Rodrigues da Rosa é calouro do curso de Ciências Biológicas e veio de São José das Missões para estudar em uma escola pública, gratuita e de qualidade. “É uma grande emoção estar começando uma faculdade e a gente está sendo muito bem recebido aqui na UFSM”. Evelyn Waldow, de Panambi, conseguiu passar no curso de enfermagem e, apesar do nervosismo, está muito feliz. “Eu sinto que vai ser um novo tempo na minha vida, uma fase nova, estou um pouco nervosa, mas sei que é um pouco do começo do curso também e que vai dar tudo certo.

Na segunda-feira (11) foi realizado o lançamento do Trote Solidário e Campanha de Arrecadação de Alimentos em prol do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, com a ajuda dos diretórios acadêmicos. O diretório que arrecadar mais alimentos receberá brindes a serem sorteados entre os doadores. Também teve música ao vivo e sorteios de brindes.

Na terça-feira (12) aconteceu uma roda de conversa com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM-PM, com o tema “Machismo, feminismo, homofobia, racismo e opressão”, em que os alunos tiveram a oportunidade de conversar melhor sobre o assunto e trocar ideias.

Para esta semana, ainda estão previstas atividades com o diretório acadêmico de enfermagem, de administração e ainda uma Recepção Institucional, na quinta-feira (14) na qual os calouros serão recepcionados pela direção do campus e terão a oportunidade de conhecer os setores que os alunos mais utilizam na instituição, tais como o Núcleo de Apoio Pedagógico, Biblioteca, Secretaria dos Cursos e Restaurante Universitário.

O diretor do campus de Palmeira das Missões ressalta o desejo de um excelente início de semestre para todos os estudantes, técnico-administrativos em educação, docentes e demais colaboradores. “Que cada um consiga, na convivência do nosso campus, realizar seus sonhos, buscar oportunidades e, cada vez mais, melhorar a nossa sociedade”.

Texto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Colaboração: Diretório Acadêmico de Enfermagem